Relatorio de física
Por: Brenda Dantas • 4/9/2017 • Relatório de pesquisa • 876 Palavras (4 Páginas) • 241 Visualizações
EXPERIMENTO EM LABORATÓRIO
Karen Sousa Lemos, Sebastião Coelho Modesto Neto
Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR
Avenida Luis Eduardo Magalhães, 1305 – CEP 45028-440 – Vitória da Conquista, BA
karen._lemos@hotmail.com; sebastiaoneeto@hotmail.com
Resumo. Esse relatório tem a finalidade de apresentar informações sobre o experimento feito em laboratório sobre aceleração gravitacional, em que uma massa pequena de ferro é solta de uma superfície ate atingir o alvo. Esse experimento demonstrou a gravidade existente no objeto entre os dois pontos que foram marcador por dois sensores, ate atingir o objetivo final. Para tal experimento foi usado o conjunto para queda de corpos Klein.
Palavras-chave: Aceleração, Gravidade.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho mostra como age a aceleração gravitacional em outros corpos através de experimento em laboratório, onde uma pequena bola de ferro é presa na ponta de um aparelho que tem um imã, quando o aparelho é desligado a bola cai passando por um sensor que é acionado, isso dispara um cronometro que começa a marcar o tempo, até que a bola chega a outro sensor, este desativa o cronometro. O objetivo é descobrir qual a aceleração da bola do primeiro sensor para o segundo.
- METODOLOGIA
Para o fácil entendimento do que foi feito, primeiro vamos dizer um pouco sobre a Aceleração Gravitacional.
A aceleração gravitacional é, basicamente, a aceleração na qual um corpo de determinada massa fica submetido por algum outro corpo de massa extremamente maior (planeta, lua, estrela – dado o alto valor das massas desses corpos). Sendo assim, a aceleração da gravidade pode ser definida como o aumento gradativo da velocidade, a cada instante de tempo, que um corpo sofre caso estivesse em queda livre (liberado de um ponto mais alto, a partir do repouso).
A EXPERIÊNCIA
Em um aparelho vertical de 600 cm foi colocado dois sensores, o primeiro sensor estava na marca dos 100 cm contando de cima para baixo, o segundo sensor estava na marca dos 400 cm logo abaixo do primeiro.
O aparelho foi ligado, ativando o imã que segurou uma pequena esfera metálica na extremidade do aparelho, ou seja, na marca 0.
O aparelho foi desligado, assim a esfera entrou em queda livre, quando chegou ao primeiro sensor este foi ativado ligando um cronometro, quando a esfera passou pelo segundo sensor o cronometro foi desligado, repetimos esse passo cinco vezes e tiramos a média dos tempos, a esfera levou 0.1466s do primeiro para o segundo sensor.
O calculo desse tempo foi a divisão de 5 dados obtidos através do cronômetro, que foram:
Tempo 1 – 0,146s
Tempo 2 – 0,147s
Tempo 3 – 0,146s
Tempo 4 – 0,147s
Tempo 5 – 0,147s
EQUAÇÕES
Equações usadas no experimento.
X=Xo+Vot+1/2at²
V = Vo +a.t
V²=Vo²-2g∆x
PRIMEIRO PASSO
Primeiro foi calculado a velocidade inicial do primeiro sensor, para isso usamos a equação 3.
Como está em centímetros, transformando, fica 0,1m.
Devido o objeto estar descendo, a velocidade é negativa.
...