TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sistema pneumático

Por:   •  28/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade Anhanguera

Engenharia de Produção

Fenômenos de Transporte

Relatório do dispositivo pneumático apresentado no laboratório.

Thamires Figueiredo – RA: 42.588346-41 – 5º semestre

Professor Ailton

Guarulhos

 2014

  1. Descrever o princípio de funcionamento de cada componente.

  • Cilindro de ação dupla:

O cilindro de ação dupla é utilizado para produzir trabalho em ambos sentidos de movimento (avanço e retorno). Sua característica principal, pela definição é o fato de poder utilizar tanto o avanço quanto o retorno para desenvolvimento de trabalho. O ar comprimido é admitido e liberado alternadamente por dois orifícios existentes no cabeçotes, um no traseiro e outro no dianteiro que, agindo sobre o êmbolo, provocam os movimentos de avanço e retorno. Quando uma câmara está admitindo ar a outra está em comunicação com a atmosfera. Esta operação é mantida até o momento de inversão da válvula de comando; alternando a admissão do ar nas câmaras, o pistão se desloca em sentido contrário.

  • Válvula de controle direcional 4/2 de vias duplas solenoides:

A válvula de controle direcional tem por função orientar a direção do fluxo que o ar deve agir. Algumas características devem ser levadas em conta, sendo elas: número de válvulas: que é a quantidade de manobras distintas que uma válvula direcional pode executar ou permanecer sob ação de seu acionamento; número de vias: que é o número de conexões que a válvula possui, que são consideradas como vias a conexão de entrada de pressão, conexões de utilização e de escape e tipos de acionamento: muscular, mecânico, elétrico, pneumático, indireto e combinado.

  • Unidade de conservação de ar:

A unidade de conservação de tem por sua finalidade purificar o ar comprimido, ajustando uma pressão constante do ar e acrescentar uma fina neblina de óleo ao ar comprimido, para fins de lubrificação. Devido a isso, a unidade de conservação aumenta consideravelmente a segurança de funcionamento dos equipamentos pneumáticos. A unidade de conservação é uma combinação de: filtro de ar, regulador de ar comprimido e lubrificador de ar comprimido.

  1. Descrever o princípio do funcionamento do dispositivo.

O ar comprimido é levado através das mangueira a uma unidade de conservação do ar, que por sua vez está conectada a válvula de controle direcional de 4/2 vias duplas solenoides, que estão conectadas ao cilindro de ação dupla.

O sistema utiliza uma fonte de 24 volts que leva a energia elétrica aos botões 1D e 1E (1D para acionar o lado direito e 1E para acionar o lado esquerdo), quando acionamos o botão 1D, automaticamente levamos a energia a válvula de controle que irá orientar o cilindro de ação dupla a se deslocar para o lado direito, e o mesmo irá acontecer quando acionarmos o botão 1E, porém o movimento do cilindro será realizado para o lado esquerdo.

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7][pic 8]

[pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (231 Kb)   docx (158.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com