Resenha Tópicos Especias em Segurança do Trabalho
Por: Gece Wallace Talita Reno • 23/7/2020 • Resenha • 936 Palavras (4 Páginas) • 440 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ENGENHARIA DE SEGURANCA DO TRABALHO
Resenha Crítica de Caso
Gece Wallace Santos Reno
Trabalho da disciplina “Tópicos Especiais em Segurança do Trabalho”
Tutor: Prof. Mario Jorge Gomes Vicente
Vitoria
2020
ARTIGO: VOCE CONHECE A DIFERENCA ENTRE ACIDENTE E INCIDENTE
Referência:
SHERIQUE. Jaques. Você conhece a diferença entre Incidente e Acidente?, Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança, sem data, www.sobes.org.br.
- Introdução
A ideia principal do texto é o relato de um consultor ao ser questionado sobre a diferença entre um incidente e um acidente por um de seus clientes. O mesmo trata a definição de ambos os tópicos, assim como os impactos ao eliminar ou mitigar os incidentes.
Faz referência ainda a pesquisa e a pirâmide de Frank Bird, quanto a estatística de incidência de incidentes até atingirmos uma lesão séria ou incapacitante. Relata ainda o caso de uma grande empresa que reagiu a acidentes com a demissão e demissão de funcionários, colocando como causa principal em suas analises as falhas humanas.
O mesmo apresenta ainda em seu artigo com um contraponto sobre as demais possíveis causas de acidentes, tais como equipamento material e meio ambiente e não somente as causas pessoais. Propõe ainda uma questão final quanto ao porquê de não terem sido eficazes todos os procedimentos e sistemas para neutralizar as falhas humanas, levando um incidente a se tornar um grande acidente.
- Desenvolvimento
O artigo inicia com um questionamento sobre qual a diferença entre um incidente e um acidente. Descreve de maneira simples e clara que um incidente assim como um acidente, são eventos ou acontecimentos não planejados e não desejados.
A principal diferença relatada entre os mesmos é que um incidente deteriora e diminui a eficiência operacional da empresa, enquanto um acidente tem por resultado lesões ou enfermidades a um trabalhador ou danos a propriedade da empresa – afirma um ponto relevante que todos os acidentes são também incidentes, não sendo o contrário verdadeiro.
O artigo trata ainda da pesquisa em 1969 do Inglês Frank E. Bird, onde o mesmo realizou um estudo completo de 1,75 milhões de acidentes, ocorridos em cerca de 300 empresas, em 21 grupos industriais, com a soma de incríveis 3,0 bilhões de de horas-homem de exposição. Deste estudo o mesmo gerou como resultado a conhecida “Pirâmide de Frank Bird”. A pirâmide em questão apresenta a seguinte projeção visual para simplificar que neste estudo, ao acumularmos 600 Incidentes sem ferimento, 30 acidentes com danos a propriedade, teremos em torno de 10 lesões leves não incapacitantes e uma lesão séria ou incapacitante.
O autor então comenta que trouxe o tema a tona neste artigo, para fazer uma analise sobre incidentes em uma grande empresa de capital brasileiro, que frente a acidentes recentes a época, tendo como providencia principal o desligamento e advertência de empregados, e a classificação da causa principal terem sidos falhas humanas na operação. O que segundo o autor foi também questionado pela Federação que representa os trabalhadores, sendo comentada por esta a redução de pessoal, acumulo de trabalho e pouco investimento em segurança como as reais causas.
...