Resenha de Ergonomia
Por: Heron Soares • 23/11/2015 • Resenha • 414 Palavras (2 Páginas) • 1.950 Visualizações
Resenha do artigo: “Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho: Saúde e Promoção do Bem Estar dos Trabalhadores em Questão”. Revista Tempus - Actas de Saúde Coletiva.
Heron Soares Júnior
Engenharia da Ergonomia
Carlos Roberto de Sousa Costa
A resenha que foi apresentada é de natureza teórica, com o objetivo de nos fornecer uma visão panorâmica da abordagem “Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho (EAA_QVT)” como ferramenta alternativa no diagnostico do mal-estar no contexto das organizações, onde o objetivo principal é demonstrar que o assunto não é apenas abordado de maneira errada no âmbito empresarial, onde a produtividade é o foco, mas também na visão acadêmica, onde a maioria das pesquisas e artigos tem enfoque em demonstrar que o QVT, é para atingir e colaborar nas metas empresariais.
A partir dessa ideia, aborda-se que qualidade de vida no trabalho começou a possuir maior relevância após o processo de restruturação produtiva que se inaugura nas décadas de 60/70 quando os trabalhadores começam a exigir melhores condições de trabalho, o que fez com que as organizações fossem obrigadas a se movimentar para melhorar as condições aonde os trabalhadores realizam suas atividades, adequando o lugar da melhor forma para a realização do trabalho, essas melhorias não ficaram apenas nos layouts, se estenderam também para a área do psicossocial, de modo com que houvesse uma melhora tanto na condição física do trabalhador como também em sua convivência social. No entanto, essas melhorias tiveram como objetivo fazer com que os trabalhadores conseguissem produzir mais, afinal, com os avanços tecnológicos o trabalhador foi colocado em segundo plano, e as empresas passaram a utilizar apenas daquilo que melhorasse o rendimento geral das mesmas.
O artigo apresenta a maneira correta de como abordar o assunto, aprofundando mais em áreas como a micro-ergonomia, onde se analisa o trabalho como um todo prevendo e evitando que ocorram erros devido a má gestão. Podendo concluir então, que para ser um bom gestor na área de Qualidade de Vida no Trabalho, deve-se dar enfoque aos critérios principais, como os pressupostos chaves concernentes à concepção da inter-relação indivíduo, trabalho e organização; os conceitos estruturantes da abordagem de “Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho (EAA_QVT)”; a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT); as representações de bem-estar no trabalho; as representações de mal-estar no trabalho; as condições de trabalho; e a organização do trabalho. Sendo que todas tem uma interligação e devem ser claramente abordadas.
...