TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Ergonomia

Por:   •  12/4/2022  •  Resenha  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA:

Pressão temporal, complexidade e variabilidade da tarefa: uma análise das fontes de estresse da atividade de manutenção em smartphones

Joseane de Souza Lemes

No artigo, os autores observaram que o crescimento da inovação e comércio dos smartphones no Brasil provocaram um aumento significativo de lojas de Assistências Técnicas, onde seus funcionários lidam constantemente, em sua atividades, com a pressão temporal, complexidade e a variabilidade.

Para os autores, a literatura não avalia de forma combinada essas três formas de estresse, principalmente sob a perespectiva da Análise Ergonômica do Trabalho (AET).

A pesquisa realizada no artigo teve como objetivo, analisar de forma combinada as fontes de estresse da atividade de manutenção em smartphones, utilizando a AET.

Segundo os autores, com a aplicação da AET, foi analisado que os operadores trabalham em meio as três fontes de estresse, impactando diretamente na carga de trabalho. Foi observado que, a gestão dessas fontes de estresse , através da intervenção ergonômica, propondo ações que minimizem essas fontes e consequentemente reduzindo a carga de trabalho, transformando o ambiente de trabalho mais equilibrado e produtivo, trará benefícios para organização.

O fator limitador é o tempo pois, segundo os pesquisadores, tem-se uma dificuldade em retirar os trabalhadores das suas atividades para ouvi-los e colher mais informações.

Segundo esta análise, pode-se dizer que o cliente é um vetor de pressão temporal, que os operadores lidam com a complexidade com devida carga cognitiva exigida e variabilidade da tarefa com inovações constantes que, somadas á natureza da tarefa, potencializam o estresse vivido na realização das atividades.

O artigo sugere desenvolver pesquisas que aprofundem os estudos de AET e intervenção ergonômica em atividades que existam fontes de estresses para que não gere os chamados riscos psicossomáticos e doenças consideradas ocupacionais, como a síndrome de Burnout.

 

Referência

https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view. Acessado em 04/04/2022

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com