Resumo de Cadeia de Suprimentos
Por: Maria Clara • 27/9/2024 • Pesquisas Acadêmicas • 2.967 Palavras (12 Páginas) • 59 Visualizações
Logística: Definição e Origem
Logística: é a administração do movimento de materiais dentro da fábrica, a chegada de materiais de fornecedores e envio de produtos que vão até os clientes.
- Três funções mais importantes:
- Estoque: o que foi produzido e não consumido.
- Armazenagem: para garantir a integridade do estoque.
- Transporte: para efetuar a troca é necessário transportar até a local de consumo.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL:
O desenvolvimento da logística atualmente é embasado nas mudanças econômicas, criando exigências competitivas. As principais mudanças econômicas que afetam a logística são:
- Globalização;
- Menores ciclos de vida de produtos;
- Mudanças no comportamento do consumidor;
- Maiores exigências de serviços.
LOGÍSTICA INTEGRADA:
Deve ser tratada como um sistema, todos os componentes devem ser considerados e os trade-offs analisados
* Marketing mix (composto mercadológico):
- Praça = onde meu cliente está;
- Preço = quem determina é você;
- Promoção = como você divulga seu produto;
- Produto = características mais acentuadas você vai divulgar.
Os centros de consumo de produção foram separados gradativamente durante o desenvolvimento dos sistemas produtivos. A produção do excedente pode ser enviada a um centro consumidor e gerar um lucro para o produto.
LOGÍSTICA NO BRASIL:
A rápida expansão do comércio internacional e das importações gerou uma demanda significativa por logística internacional. O fim do processo inflacionário induziu mudanças na logística empresarial: o movimento de cooperação entre clientes e fornecedores na cadeia de suprimentos (supply chain management).
Mudanças em políticas de suprimento, combinando compras internacionais locais com base no just-in-time, atraindo empresas internacionais e assim houve crescimento nas alianças logísticas. Porém os esforços empresariais esbarraram na enorme falta de infraestrutura de transportes e comunicações.
Logística e Cadeia de Suprimentos:
A logística é parte do processo da cadeia de suprimentos, logística integrada, interações entre as funções de marketing, logística e produção dentro da empresa.
“A Cadeia de suprimentos é um conjunto de atividades funcionais que se repetem inúmeras vezes ao longo do canal pelo qual matérias-primas vão sendo convertidas em produtos acabados, aos quais se agrega valor ao consumidor.” (Ballou, 2006)
[pic 1][pic 2][pic 3]
Canal de distribuição:
Conjunto de unidades organizacionais, instituições e agentes, internos e externo, que dão apoio ao marketing de produtos e serviços de uma empresa.
Os membros são classificados em:
Membros primários: participam diretamente, assumem o risco pela posse do produto. São eles, fabricantes, atacadistas, distribuidores e varejistas.
Membros Secundários: participam indiretamente, não assumem o risco pela posse do produto. Por exemplo: empresas de transporte, armazenagem, processamento de dados, prestadoras de serviços logísticos integrados.
[pic 4]
Atividades chave da logística
- Serviços ao cliente;
- Transporte;
- Gerência de Estoques;
- Fluxo das informações;
ESTRATÉGIA LOGÍSTICA:
Estratégia é um processo criativo visionário, geralmente conduzido pela alta gerência, na qual as diretrizes globais de uma empresa são delineadas e traduzidas para um plano de ação corporativo;
Visão x Missão:
Missão: é o porquê a empresa foi criada, qual seu proposito e como ela pretende agregar valores aos funcionários, clientes entre outros.
Visão: é o que a organização busca ser no futuro.
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
-Lucros
-Sobrevivencia
-Aspectos sociais
- Retorno sobre o investimento
-Participação no mercado ou metas de crescimento.
Missão: A finalidade de sua existência, motivo pelo qual foi criada
Visão: Perspectiva a longo prazo da empresa, o que pretende ser e onde pretende chegar
ESTRATÉGIA FUNCIONAL
São direcionadas pela corporativa e atingida quando as funções de manufatura, marketing, finanças e logística formulam planos para atingí-la.
Visão geral do planejamento estratégico corporativo para o planejamento funcional:
[pic 5]
Exs: A xerox não teria um produto diferenciado no mercado por muito tempo, então ela adotou a estratégia de ser a número 1 no serviço de campo
ESTRATÉGIA LOGÍSTICA
Exige os mesmos processos criativos da corporativa. Abordagens inovadoras para a estratégia logística podem oferecer vantagem competitiva.
Três objetivos:
- Redução de custo: é a estratégia para minimizar os custos variáveis associados à movimentação e à estocagem. Avalia-se os custos alternativos como escolha de locais diferentes para armazéns, ou modais alternativos de transportes.
- Redução do capital: é a estratégia para minimização do nível de investimento no sistema logístico e maximizar o retorno sobre o investimento. Exemplos: escolher armazéns públicos ao invés de privados, selecionar uma abordagem de suprimentos Just-in-time em vez de manutenção de estoque ou terceirizar serviços logísticos.
- Melhorias no serviço: estratégias que reconhecem as receitas e dependem do nível do serviço logístico fornecido. Embora os custos aumentem por conta dos altos níveis de serviços logísticos aos clientes, o aumento nas receitas compensa.
Exemplo
Uma empresa de máquinas para escritório deu um passo para economizar tempo na manutenção de suas máquinas. Tradicionalmente, técnicos saíam do centro de assistência técnica e iam até o cliente que havia solicitado o conserto. Altamente treinados e muito bem-pagos, os técnicos dispendiam uma grande quantidade de tempo viajando. A empresa redesenhou seu sistema logístico, de forma que estoques em consignação e máquinas de reposição foram colocados por todo o país. Quando uma máquina quebra, outra para reposição é enviada ao cliente, e a danificada, enviada para reparo no centro de serviço. O novo sistema não economizou apenas custos de reparação, mas melhorou os serviços ao cliente também.
...