Revisão de Projeto Negligenciada
Por: Eu147 • 20/11/2018 • Trabalho acadêmico • 414 Palavras (2 Páginas) • 187 Visualizações
Erros de Projeto
O erro de projeto, normalmente, é de difícil detecção, devido à grande quantidade de cálculos, especificações e materiais indicados. A seguir são apresentadas as principais causas de sinistros em obras associadas a erro de projeto e exemplos de casos estudados no Brasil e no mundo.
- Revisão de projeto Negligenciada
É bem comum serem feitas modificações nas edificações mudando pequenos e grandes detalhes da planta original do mesmo, porém, na maior parte são feitas sem o acompanhamento ou revisão previa de um profissional da área, isso acarreta uma serie de fatores que levam a incidentes na obra.
Exemplo do caso, foi no edifício Sampoong em Seul, em junho de 95, foram adicionadas cargas extras excessivas na estrutura com a construção de vários salões, e além disso, removeram algumas colunas de sustentação para dar espaço a escadas rolantes, e modificaram outras para serem instalados um sistema de segurança em caso de incêndio, consequentemente resultou no desabamento começando do 5º piso do prédio causando a morte de 502 pessoas.
- Projeto Subdimensionado
Já o projeto subdimensionado ocorre quando o que foi utilizado na obra não suporta as cargas que a edificação será submetida.
Exemplo: no desabamento da ciclovia Tim Maia no Rio de Janeiro em abril de 2016. O projeto estrutural ignorou a força de choque das ondas de baixo para cima na plataforma da ciclovia, definindo a causa principal do colapso, consistindo no erro de projeto, e infelizmente causando a morte de 2 pessoas.
Ex 2: Isso ocorreu em um edifício em Maringá, Paraná, onde ocorreu o colapso no desmoronamento de 15 andares, o motivo foi ineficiência do sistema hidráulico que ocasionou infiltração de agua para o interior da estrutura de sustentação das varandas e as vigas em balanço foram corroídas, o que levou ao desabamento em efeito dominó das varandas, felizmente ninguém ficou ferido no incidente.
- Cálculo Estrutural Equivocado
O erro de calculo ocorre principalmente por inexperiência dos engenheiros recém-formados, os quais ainda não tiveram tempo de adquirirem noção intuitiva do comportamento estrutural, e lançam dados incorretos ou imprecisos nos programas de computadores para realização dos cálculos. Essa situação pode provocar graves erros de dimensionamento e possível rupturas dos componentes estruturais.
Fator Humano
A maioria dos acidentes é causada por falhas e erros decorrentes das ações humanas. Portanto, a atenção do perito engenheiro civil deve estar voltada principalmente para erros causados pelo homem. Mesmo com o auxílio de maquinas, softwares e equipamentos de alta tecnologia, nenhuma pode ser realizada sem a interação humana. Portanto, todo cuidado é pouco.
...