Segurança e Saúde em Minas - epi
Por: ValquiriaMatt • 21/12/2015 • Trabalho acadêmico • 576 Palavras (3 Páginas) • 769 Visualizações
Universidade Federal de Alfenas
Engenharia de Minas
Segurança e Saúde em Minas
Docente: Michiel Wichers Schrage
Discente: Valquíria da Silva Matt
- Transportadores Contínuos através de Correia
Nas etapas de operação (dimensionamento, projeto, instalação, montagem e operação de transportadores contínuos) são observados os controles especificados nas análises de riscos constantes do Programa de Gerenciamento de Riscos e especificações de normas técnicas da ABNT, como a NBR 6.177, NBR 13.862 e NBR13.742, tornando obrigatória a existência de dispositivo de desligamento instantâneo nos trechos de transportadores contínuos para a segurança dos trabalhadores do local, transportadores contínuos estes que deverão possuir, também, travas de segurança para desligamento do equipamento em caso de atingirem os limites de segurança especificados no projeto. Além das travas de segurança, os transportadores contínuos devem ter proteção aos arredores de áreas de eletricidade e dos rolos de cauda, evitando que materiais sejam lançados e ocorra acidentes, bem como o contato do trabalhador nestes locais.
- Máquinas e Equipamentos
Todas as máquinas, equipamentos, instalações auxiliares e elétricas devem ser projetadas, montadas, operadas e mantidas em conformidade com as normas técnicas vigentes, bem como para com instruções fornecidas pelos fabricantes. As máquinas e equipamentos devem ter dispositivos de acionamento e parada instalados, ao contrário dos automáticos que devem ser programados para ligar e desligar, de modo que seja acionado ou desligado pelo operador na sua posição de trabalho, ou seja, sem que ele tenha que se locomover muito de sua área de posicionamento para acessa-lo (deve estar ao alcance das mãos), bem como esses dispositivos não devem se localizar em zonas de risco de acidentes na operação da máquina ou equipamento. Os dispositivos também devem ser localizados em locais que facilitem o acesso de terceiros para ativação em caso de emergência e não possa ser acionado ou desligado involuntariamente pelo operador ou por terceiros de forma acidental. É obrigatória a proteção de todas as partes móveis das máquinas e equipamentos que se encontram ao alcance dos trabalhadores e que possam vir a lhes oferecer riscos.
- Prevenção de Explosão de Poeiras
As minas subterrâneas devem identificar fontes de geração de poeiras tomando as medidas preventivas cabíveis para reduzir o risco de inflamação e propagação de chama. Medidas preventivas dar-se-ão nas frentes de lavra, umidificando as operações que geram poeiras, nos pontos de transferência e nos pontos de carregamento umidificando e neutralizando o material inerte ou fazendo a lavagem periódica para cada local (paredes, teto e lapa) e nos locais onde há fontes de ignição deve ser feito o isolamento da fonte e a umidificação ou neutralização da área com material inerte.
- Operações com Explosivos
As operações que envolvem o uso de explosivos e acessórios devem observar as recomendações de segurança do fabricante, sem prejuízo do contido nas Normas Reguladoras de Mineração – NRM. O transporte e utilização do material, bem como o plano de fogo da mineração, devem ser efetuados por pessoas treinadas e responsáveis, respeitando as Normas do Departamento de Fiscalização de Produtos Controlados do Ministério da Defesa e as legislações correspondentes.
- Estabilidade de Taludes
O estéril, rejeitos e produtos devem ser definidos de acordo com a composição mineralógica da jazida, condições de mercado, economicidade do empreendimento e sob a ótica das tecnologias disponíveis de beneficiamento. A construção de depósitos de estéril, rejeitos e produtos deve ser precedida de estudos geotécnicos, hidrológicos e hidrogeológicos, bem como os depósitos construídos devem ter sistema de drenagem interna no maciço rochoso e as estruturas devam ser periodicamente analizadas para que não ocorram acidentes associados à ruptura de taludes ou barragens.
...