TERMO DE COMPROMISSO COM ACEITE DA COORDENADORA
Por: MCAMPESTRINI • 24/9/2020 • Relatório de pesquisa • 291 Palavras (2 Páginas) • 204 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
SOROCABA
2020
MAICON BITTO CAMPESTRINI[pic 6]
PORQUE NECESSITAMOS DE REFERENCIAIS GEODÉSICOS
RESUMO
Resumo apresentado à matéria de Topografia e Georreferenciamento da Instituição Anhanguera Pitágoras de Votorantim.
Professora: Ana Larissa Santiago Hansted
[pic 7]
SOROCABA
2020
Resumo do texto: Porque necessitamos de referenciais geodésicos, disponível no link https://mundogeo.com/2001/02/01/porque-necessitamos-de-referenciais-geodesicos/
Este apoio é proporcionado com os marcos, os quais possuem valores de posição determinados com adequada precisão, protegidos por leis específicas como qualquer patrimônio público e que materializam o referencial geodésico para todos. A construção e gestão do sistema são próprias da União e definidas na Constituição. Temos marcos que materializam valores mais acurados, destinados a estudos científicos, à manutenção do sistema, etc, e menos acurados empregados para levantamentos locais . Eles não são topográficos, são geodésicos, determinam coordenadas geodésicas.
Se prevalecer este raciocínio deveríamos chamar também os equipamentos GPS RTK de topográficos, pois esses equipamentos que operam principalmente com observações de fase da portadora e conduzem a precisões centimétricas, possuem funções para gerar um plano topográfico, disponibilizando coordenadas nesta projeção. « Veículos robóticos realizam todo tipo de funções de construções, transportes, minerações e movimentos de terra, trabalhando dia e noite sem necessidade de descanso. » Para surpresa de todos as duas frases eram diferentes. Semelhante situação perceberemos em levantamentos e mapeamentos apoiados em pontos geodésicos não oficiais e naqueles que não respeitem as normas.
O impacto disso já sentimos nos dias de hoje, em obras de engenharia e nos GIS, somente para citar dois exemplos. O Sistema Geodésico Brasileiro está passando por uma transformação, teremos um novo Datum, alinhado com as necessidades contemporâneas. O IBGE, Órgão gestor, vem conduzindo estudos e realizando debates por todo o País, é uma necessidade e uma evolução. Todos nós que produzimos e consumimos dados georreferenciados devemos acompanhar e manter-nos informados, mas sobretudo devemos respeitar suas diretrizes e normalizações.
...