TREINAMENTO DE FORMAÇÃO DE BRIGADA DE INCÊNDIO COMBATE A INCÊNDIO
Por: Sérgio Rodrigues • 19/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.124 Palavras (5 Páginas) • 221 Visualizações
OBRA BCH
TREINAMENTO DE FORMAÇÃO DE BRIGADA DE INCÊNDIO
COMBATE A INCÊNDIO
Gramado Xavier, RS, 05 de Maio de 2004.
- - INTRODUÇÃO
O brigadista antes de mais nada, precisa ter a mentalidade, o espírito prevencionista, preocupar-se com a sua própria segurança, com a dos colegas de trabalho, com as instalações onde trabalha e com a sua família.
A solidariedade e espïrito de contribuir são fundamentais. Mas, para combater o fogo é necessário que a empresa tenha disponível bons equipamentos e pessoal treinado.
- – OBJETIVOS DO CURSO
Capacitar o funcionário brigadista a fim de que o mesmo tenha o conhecimento teórico e prático para enfrentar situações emergenciais de forma segura e eficaz.
- – TEORIA DO FOGO
- - Fogo:
Reação química entre os elementos: combustível, comburente (oxigênio) e calor.
3.2 – Triângulo do fogo:
[pic 1]
Os três elementos juntos proporcionam a manutenção das chamas.
3.2.1 – Combustível:
É uma substância ou mistura que facilita a propagação do fogo, alimentando-o. Os combustíveis apresentam-se na natureza nas seguintes formas:
a) SÓLIDOS: madeira, papel, tecido, etc.
b) LÍQUIDOS: gasolina, querosene, óleos, etc.
c) GASOSOS: gás de cozinha (GLP), acetileno (C2H2), etc.
3.2.2 - Oxigênio
É uma substância contida na atmosfera terrestre em porcentagem aproximadamente de 21%.
3.2.3 – Calor
É uma forma de energia que eleva a temperatura dos combustíveis, e estes, quando suficientemente aquecidos em contato com o comburente entram em combustão.
- – FASES DA COMBUSTÃO
Para que um material libere gases é necessário que o mesmo atinja uma determinada temperatura e, nesse momento irá ocorrer a combustão.
São três as fases da combustão: ponto de fulgor, ponto de combustão e ponto de ignição.
4.1 - Ponto de fulgor
É a temperatura mínima, a partir da qual os corpos combustíveis começam a liberar gases ou vapores que se inflamam, quando em contato com uma fonte externa de calor. Porém a chama não se mantém , devido a insuficiência de vapores inflamáveis.
4.2 – Ponto de combustão
É a temperatura mínima, na qual há constância na queima dos gases desprendidos de um corpo, pois esses gases em contato com uma fonte externa de calor, são suficientes para aumentarem as chamas.
4.3 – Ponto de ignição
É a temperatura mínima , na qual os gases desprendidos de um corpo entrem em combustão, mesmo não havendo a influência de uma fonte externa de calor, pois, somente a presença do oxigênio do ar é suficiente para tal.
- – TRANSMISSÃO DE CALOR
Calor é uma espécie de energia, sendo transmitido de um corpo para outro, através dos seguintes processos: condução, convecção e irradiação.
- – Condução
Quando o calor se transmite de molécula a molécula ou corpo a corpo. Para que haja transmissão por condução ou contato, é necessário que os corpos estejam juntos.
Exemplo: Se colocarmos na ponta de uma barra de ferro um pouco de cera e a outra ponta aquecermos sobre o fogo, após algum tempo podemos verificar que a cera que está na outra ponta começará a derreter.
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]
- – Convecção
Quando o calor se transmite através de uma massa de ar aquecida, que se desloca do local em chamas, levando para outros locais, quantidade de calor suficiente para que os materiais combustíveis, atinjam seu ponto de combustão originando outro ponto de fogo.
[pic 13][pic 14]
[pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21]
[pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27][pic 28][pic 29][pic 30][pic 31][pic 32][pic 33][pic 34][pic 35][pic 36][pic 37]
- – Irradiação
O calor se transmite através de ondas de energia calorífica, que se deslocam através do espaço.
Exemplo: Transmissão do calor solar para o nosso planeta.
[pic 38][pic 39][pic 40][pic 41][pic 42]
[pic 43][pic 44]
[pic 45][pic 46]
6 – MÉTODOS DE EXTINÇÃO
Tomando-se por base o triângulo do fogo, podemos dizer que temos três métodos de extinção de incêndios, são eles: abafamento, resfriamento e isolamento ou retirada de material.
...