Tempo de Esvaziamento de Reservatórios
Por: Roberta Alves Medina • 24/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.764 Palavras (12 Páginas) • 742 Visualizações
[pic 1]
ENGENHARIA QUÍMICA
TEMPO DE ESVAZIAMENTO DE RESERVATÓRIOS
Salvador
2015
TEMPO DE ESVAZIAMENTO DE RESERVATÓRIOS
Relatório apresentado como atividade de avaliação parcial da disciplina Laboratório I do curso de Engenharia Química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia (IFBa).
Salvador
2015
- OBJETIVO:
Estudar o escoamento de fluidos no problema do esvaziamento de distintos tipos de recipientes.
1.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
❏ Analisar o escoamento de fluidos através de diferentes recipientes com diâmetros de orifício de saída também distintos, determinar a variação de altura em função do tempo (dh/dt) por meio de diferentes equipamentos;
❏ Comparar os valores obtidos experimentalmente com aqueles esperados por abordagens teóricas (Equação de Bernoulli e aproximações);
❏ Determinar em cada ensaio o número de Reynolds e caracterizar o regime de escoamento (laminar ou turbulento).
- INTRODUÇÃO:
A indústria e os mais variados campos de atuação do engenheiro químico constantemente demandam conhecimento sobre a dinâmica do escoamento de fluidos. Desde a especificação da bomba a ser utilizada em tal processo, os diferentes medidores de vazão e inclusive no tempo de esvaziamento de reservatórios, objetivo deste relatório. Esse tempo é importante devido ao aspecto do reservatório estar disponível para ser reposto produto nele. Então é necessário dimensionar os orifícios utilizados para esvaziamento, para não ter perdas de otimização de processo, podendo ter que reduzir a carga processada, devido ao problema de falta de espaço na área de armazenamento. Então esse relatório visa demonstrar a influência da dimensão do orifício, no escoamento, a influência da temperatura no comportamento do líquido, e o tipo de escoamento apresentado, já que um escoamento turbulento apresenta uma melhor homogeneização do produto em si, garantindo que ele sempre esteja uniforme, ou permitindo a adição de determinados componentes sem que seja necessário incluir novos equipamentos no processo.
3. MATERIAIS:
❏ Água;
❏ 01 Becker de 2 L (frasco coletor);
❏ 01 Barrilete para armazenamento de água;
❏ 03 Rolhas perfuradas ao centro de diferentes diâmetros;
❏ 01 Bureta sem válvula 50 mL;
❏ 01 Bureta 50 mL;
❏ Cronômetros;
❏ 01 Garrafa PET de 1 L adaptada;
❏ 3 Tampas de garrafa PET perfuradas ao centro de diferentes diâmetros;
❏ Suporte para a garrafa PET;
❏ Papel milimetrado;
❏ 01 Paquímetro;
❏ 02 Banhos termostatizados;
❏ 01 Régua graduada;
❏ Termômetro;
❏ Celular para filmagem.
- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
O procedimento foi iniciado com o uso de um paquímetro metálico para a medição das dimensões dos equipamentos a serem utilizados nos experimentos, como o perímetro da garrafa PET e os diâmetros internos das buretas, barrilete, torneira e de orifícios de saída de rolhas e tampas.
Todos os testes foram filmados, sendo que os vídeos feitos de cada ensaio foram iniciados antes da abertura dos orifícios, por isso o tempo correspondente à passagem pela marcação zero na bureta é aleatório e sem importância e deve ser tomado como referencial inicial.
...