Ti_ Processos
Trabalho Universitário: Ti_ Processos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JeennaRoberts • 16/11/2014 • 963 Palavras (4 Páginas) • 259 Visualizações
INTRODUÇÃO
As Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem via interdisciplinaridade: integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso e práxis: integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula à realidade.
O presente trabalho, elaborado com base nas premissas anteriores, tem como objetivo apresentar o tema Evidências de aplicação das teorias da Administração Científica à Teoria das Relações Humanas: um estudo sobre as práticas administrativas em uma organização pequeno porte.
1. REVISÃO CONCEITUAL
1.1. Teoria da Administração Cientifica - Frederick Winslow Taylor
O crescimento das empresas industriais exigiu métodos totalmente novos de administração. Essa evolução teve a participação de muitas pessoas. Uma das mais importantes foi Frederick Winslow Taylor (Teoria Geral da Administração, Maximiano, 2008, p.37). Administração Científica com ênfase nas Tarefas tinha como objetivo aumentar os salários e ter baixos custos de produção, produzindo mais em menos tempo, mantendo a qualidade e aplicando métodos para executar as tarefas na melhor maneira possível.
1.1.2. Estudo de tempos e movimentos
O Estudo de tempos e movimentos consistia em eliminar movimentos inúteis, fazendo com que o operário fizesse suas tarefas de uma maneira simples e rápida, aumentando assim sua produção e mantendo a qualidade.
O trabalho é executado melhor e mais economicamente por meio da análise do trabalho, isto é, da divisão e subdivisão de todos os movimentos necessários à execução de cada operação de uma tarefa. (Chiavenato, 2011)
1.1.3. Padronização
A padronização constitui em aplicar padrões para obter uniformidade e ter uma redução de custos na empresa. Com a padronização de máquinas, equipamentos, ferramentas e métodos de trabalho, elimina-se o desperdício e aumenta a eficiência no processo produtivo. (Chiavenato, 2011).
1.2. Teoria das Relações Humanas - Elton Mayo
A Teoria das Relações Humanas surgiu nos Estados Unidos, como consequência das conclusões da experiência de Hawthorne. (Chiavenato, 2011).Com a necessidade de humanizar a administração retirando conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica, tendo enfoque no bem estar dos trabalhadores, obtendo uma maior produção e satisfação pessoal.
Segundo Chiavenato(2004) O advento da Teoria das Relações Humanas trouxe uma nova linguagem que passou a dominar o repertório administrativo: fala-se agora em motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo etc. Os conceitos clássicos de autoridade, hierarquia, racionalização do trabalho, departamentalização, princípios gerais da administração etc. passam a ser contestados ou deixados de lado. Subitamente, explora-se o reverso da medalha. O engenheiro e o técnico cedem lugar ao psicólogo e o sociólogo. O método e a máquina perdem a primazia em favor da dinâmica de grupo. A felicidade humana passa a ser vista sob um ângulo diferente, pois o homo economicus cede lugar para o homem social. Essa revolução na administração ocorreu nos prenúncios da Segunda Guerra Mundial, ressaltando o caráter democrático da administração. A ênfase nas tarefas e na estrutura é substituída pela ênfase nas pessoas.
1.3. Teoria Neoclássica
Segundo Chiavenato (2004) A abordagem neoclássica consiste primeiro, em identificar as funções do administrador e, em seguida, destilar delas os princípios fundamentais da prática da administração.
As principais características da Teoria Neoclássica são as seguintes
1. Ênfase na prática da administração.
A Teoria Neoclássica caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da administração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis, muito embora não se tenha descurado dos conceitos teóricos da Administração. Os autores neoclássicos desenvolvem seus conceitos de forma prática e utilizável, visando principalmente à ação administrativa. A teoria somente tem valor quando operacionalizada na prática.
2. Reafirmação dos postulados clássicos.
A TeoriaNeoclássica é quase como uma reação à
enormeinfluência das ciências do comportamento
no campo da Administração em detrimento dos aspectos econômicos e concretos que envolvem o
comportamento das organizações. Os neoclássicos
pretendem colocar as coisas em seus devidos lugares. E, para tanto, retomam grande parte do material desenvolvido pela Teoria Clássica, redimensionando-o e reestruturando-o de acordo com as contingências da época atual, dando-lhe uma configuração mais ampla e flexível. A estrutura
...