ANÁLISE E REALIZAÇÕES NO PROCESSO DE TI
Projeto de pesquisa: ANÁLISE E REALIZAÇÕES NO PROCESSO DE TI. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FernandoRG • 27/5/2014 • Projeto de pesquisa • 3.348 Palavras (14 Páginas) • 306 Visualizações
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
São Paulo / SP
2012
ANÁLISES E IMPLEMENTAÇÕES EM PROCESSOS DE TI
São Paulo / SP
2012
RESUMO
A Software Developer é uma empresa de desenvolvimento de software que procurou a Consulting com o intuito de resolver os problemas que enfrenta relacionados às práticas de TI e do mundo corporativo, em conformidade com as leis e com os padrões considerados ideais pelo mercado. Este trabalho apresenta as estratégias sugeridas pela Consulting para que a Software Developer alcance tais metas.
Palavras-chave: práticas de TI, leis, estratégias
ABSTRACT
The Software Developer is an enterprise which demanded the services of the Consulting, aiming to solve its problems related to Information Technology and other business issues, according to the Law and the expected standard for a great enterprise. This report presents the strategies suggested by Consulting that will let Software Developer to reach its goals.
Key words: business issues, related to Information Technology.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
CAPÍTULO 1 – DESCRIÇÃO DO PROBLEMA 6
CAPÍTULO 2 – ITIL 7
2.1 - ITIL V3......................................................................................8
2.2 - PROJETO DE SERVIÇO OU DESENHO DE SERVIÇO..........................9
2.3 - TRANSIÇÃO DO SERVIÇO..............................................................9
2.4 - OPERAÇÃO DO SERVIÇO.............................................................10
2.5 - MELHORIA CONTÍNUA DO SERVIÇO..............................................10
CAPÍTULO 3 – LSA 11
CAPÍTULO 4 - LSM 12
CAPÍTULO 5 – COBIT 14
CAPÍTULO 6 – SOLARIS 15
CAPÍTULO 7 – LEI SARBANES-OXLEY (SOX) 16
7.1 – SEÇÃO 404..............................................................................16
CAPÍTULO 8 – ANÁLISE E SOLUÇÕES 17
CONCLUSÃO 19
REFERÊNCIAS 20
INTRODUÇÃO
A Consulting é uma empresa de consultoria contratada pela empresa de desenvolvimento de software Software Developer. O objetivo de tal acordo é obter um relatório que aponte os problemas enfrentados pela Software Developer, bem como suas respectivas soluções.
O intuito da Consulting é, com base em análises e conhecimento prévio do mundo empresarial e corporativo, em especial no campo de TI, utilizar-se de conceitos e modelos tidos como atuais e eficazes no trato de controle de serviços prestados. Como a Software Developer apresenta como principais clientes bancos, a confiabilidade de trâmites se mostra um fator predominante.
CAPÍTULO 1 – DESCRIÇÃO DO PROBLEMA
A Software Developer desenvolve sistemas que apresentam falhas em áreas como criação, edição e versão de documentos; cadastramento dos riscos associados aos processos de negócios e armazenar os desenhos de processo; gerenciamento dos documentos e controle dos períodos de retenção e distribuição.
A empresa também detém a patente sobre os sistemas que desenvolve, o que impede que seus clientes obtenham produtos de outros fornecedores. Isso implica na necessidade de prestação de serviço de auxílio e solução de problemas eficiente, o que não acontece de forma ideal, além de acarretar possíveis dificuldades relacionadas à Lei Sarbenes-Oxley (SOX).
Dentre as dificuldades relacionadas ao atendimento a incidentes nos ambientes nos quais os sistemas da Software Developer estão instalados, percebe-se aparente diferença de critérios entre analistas distintos para um mesmo problema e falta de esclarecimento ao cliente sobre as causa reais do tal problema.
Outra problemática envolvida no caso refere-se à utilização da plataforma Linux para o desenvolvimento dos sistemas. Tal plataforma é frequentemente requisitada pelos clientes, mas a Software Developer teme seu uso, já que se trata de um ambiente de software livre.
CAPÍTULO 2 – ITIL
Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é um conjunto de boas práticas a serem aplicadas na infraestrutura, operação e manutenção de serviços de tecnologia da informação (TI). Foi desenvolvido no final dos anos 1980 pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency) e atualmente está sob custódia da OGC (Office for Government Commerce) da Inglaterra.
A ITIL busca promover a gestão com foco no cliente e na qualidade dos serviços de tecnologia da informação
...