Tipos e tecnicas de manutenção
Por: sydinei pereira • 13/6/2022 • Trabalho acadêmico • 4.150 Palavras (17 Páginas) • 119 Visualizações
BELO HORIZONTE
2020
SYDINEI PEREIRA DIAS
TIPOS E TÉCNICAS DE MANUTENÇÃO
Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica da Instituição Pitágoras.
Orientador: Eduardo Akamatsu
Belo Horizonte
2020
RESUMO
Esse estudo visa á analisa e compreender sobre manutenção, que define como o processo em que todos os equipamentos são submetidos a uma verificação para que possa garantir seu pleno funcionamento, garantindo assim uma melhoria significativa na segurança do operador, uma redução de custos, aumento na produção, disponibilidade dos equipamentos. O objetivo do trabalho é apontar os tipos de técnicas de manutenção, e entender de forma podemos reduzir os custos. A manutenção é dividida basicamente em três partes sendo elas; corretiva, onde atua na correção de alguma quebra ou falha de um determinado equipamento. Preventiva, onde atua periodicamente tendo em vista evitar falha de um determinado equipamento, preditiva, responsável pelo monitoramento e inspeção dos equipamentos. A pesquisa se torna relevante, pois através dela os consumidores poderão se embasar em uma técnica eficaz e de baixo custo, o que trará para eles uma redução significativa de gastos, dessa forma uma manutenção de qualidade e assim obtendo uma via de mão dupla. A metodologia utilizada neste trabalho é do tipo de revisão de literatura.
Palavras-chaves: Manutenção; Corretiva; Preditiva; Preventiva; Analise; Baixo custo.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 PROCEDIMENTOS DE CONSERVAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS 6
2.1 MANUTENÇÃO CORRETIVA 7
2.2 MANUTENÇÃO PREVENTIVA 8
2.3 MANUTENÇÃO PREDITIVA 8
3 TECNICAS E METODOS APPLICADOS A MANUTENÇÃO 11
3.1 MCC MANUTENÇÃO CENTRADA NA CONFIABILIDADE 11
3.2 PCM PLANEJAMENTO E CONTROLE DA MANUTENÇÃO. 12
3.3 TPM (TOTAL PRODUCTIVE MAINTENANCE) OU MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL 13
4 REDUÇÃO DOS CUSTOS BASEADO NA MANUTENÇÃO ESPECIFICA 14
5 CONCLUSÃO 19
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 20
REFERÊNCIAS 21
1 INTRODUÇÃO
A manutenção passou a ser conhecida por volta do século XVI na Europa Central, se desenvolvendo ao longo da Revolução Industrial, mas se tornando essencial durante a Segunda Guerra Mundial em 1945. Esse estudo objetiva analisar e compreender a importância de se efetuar um plano de manutenção, que está ligado diretamente as condições operacionais, visando garantir o funcionamento correto dos equipamentos, redução significativa dos custos, e atendendo a demandas da produção, e também as demandas das empresas nos seus processos.
A manutenção é dividida basicamente em três partes, sendo elas; corretiva, preventiva e preditiva. A manutenção corretiva para aplicar convém observar as condições do equipamento atuando após a quebra. A manutenção preventiva, que se baseia em intervalos definidos de tempo, na qual visa evitar a ocorrência de falhas. A preditiva, é exatamente o tipo de manutenção por monitoramento relatando as condições do equipamento e apontando uma tendência de falhas.
A pesquisa é relevante porque demonstra aos técnicos liados ao tema o custo beneficio quando a metodologia de manutenção ora apresentados, e seus pontos fortes quanto á qualidade dos serviços. Este trabalho servirá também como base de conhecimentos para o alcance de uma forma de manutenção mais adequada para uma determinada atividade. Com o alto custo no setor de manutenção, as industrias de um modo geral procuram amenizar este problema, fazendo estudos para soluciona-los e utilizando metodologias existentes. PARA ENTENDER MELHOR Quais os métodos de manutenção os quais poderão contribuir efetivamente para a redução dos custos industriais? Qual a importância de tais métodos?
O objetivo geral do trabalho é apontar e esclarecer quando e de que forma deve-se aplicar um devido tipo de manutenção e a técnica, de forma a se obter redução nos custos, tendo assim um processo otimizado e eficaz, atuando sempre que necessário, e tendo como específicos: Demonstrar os tipos de manutenção, e de forma precisa as técnicas a serem aplicadas. Apontar de forma embasada as técnicas aplicadas a manutenção, baseado na confiabilidade. Visando apontar com técnicas de manutenção especifica uma redução significativa no custo.
A metodologia utilizada neste trabalho é do tipo de revisão de literatura, sendo revisadas obras literárias 1993 a 2012. O método de inclusão consiste em selecionar estudos relacionados ao tema proposto, sendo utilizado como método de exclusão todo material de estudo e revisão literárias dos seguintes autores: (FILHO. Organização, o Planejamento e o Controle da Manutenção.), (KARDEC. Manutenção: função estratégica), (LAFRAIA. Manual de confiabilidade, mantenabilidade e disponibilidade), (NEPOMUCENO. Técnicas de manutenção preditiva), (SIQUEIRA, Manutenção centrada na confiabilidade.), (VIANA, Planejamento e controle de manutenção), e (XENOS, Gerenciando a Manutenção Produtiva).
2 PROCEDIMENTOS DE CONSERVAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS
Conceitua-se que manutenção, é uma ação na qual se preza o funcionamento pleno e eficaz de um determinado equipamento, buscando a otimização do sistema, assim evitando e corrigindo a degradação de componentes, a intervenção nos equipamentos instalações ou sistemas
...