TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vasos de Pressão

Por:   •  8/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.831 Palavras (12 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 12

  1.         Sumário        

1.        Introdução        3

2.        Conceitos fundamentais        3

2.1 Unidades e Formas de medir pressão        4

3.        Tipos de medidores de pressão        5

3.1 Manômetros Padrão        5

3.2 Manômetros tipo “Coluna em U”        6

3.3 Manômetro tipo Peso Morto        7

3.4 Manômetro tipo Tubo Bourdon        7

3.5 Manômetro tipo Diafragma        8

3.6 Manômetros tipo Fole        8

3.7 Manômetros Inclinados        9

3.8 Micromanômetros        9

3.9 Barômetros        10

3.10 Transdutores de Pressão        10

3.11 LVDT        13

4.        Conclusão        13

5. Referências Bibliográficas        14

  1. Introdução

 A pressão é uma grandeza que mensura a ação de uma ou mais forças sobre um determinado espaço, ou seja, é a razão entre a força (F) e a área (A) da superfície em questão, onde a força é aplicada. É possível determinar a pressão através de alguns instrumentos, entre eles o manômetro, o barômetro, o piezômetro e o vacuômetro.

Foi proposto em sala a elaboração de uma pesquisa que descrevesse os métodos e instrumentos que existem para medir pressão, com o objetivo de visualizar de maneira prática o conteúdo visto em sala de aula durante as aulas da disciplina de Mecânica dos Fluidos e associar as informações levantas com os conhecimentos adquiridos nas aulas, visando potencializar o entendimento dos alunos e aumentando.

  1. Conceitos fundamentais

Para um fluído em repouso, define-se o escalar pressão p como sendo a razão do vetor força F exercida pelo fluido perpendicularmente a uma área orientada unitária A, tal que:

[pic 1]

A pressão é uma propriedade local do fluido, e para uma situação estática apresenta forte dependência da posição, apesar de não ser dependente da direção. A figura que segue mostra uma porção de um fluido na forma de uma cunha, de tamanho ∆x, ∆z e ∆s, e profundidade b, normal ao plano, em repouso.

[pic 2]

Figura 1 – Exemplificação da atuação da pressão em um fluido

Como mostra a relação (1), a pressão é dimensionalmente descrita em termos de massa M, comprimento L e tempo T.

2.1 Unidades e Formas de medir pressão

De forma resumida, pode-se apresentar o conceito de pressão das seguintes maneiras: [pic 3]

Em muitos casos necessita-se medir a pressão absoluta, obtida por um barômetro, mas os manômetros de pressão ou de vácuo tem como referência a pressão atmosférica local. A diferença entre a pressão absoluta e a pressão atmosférica local chama-se de pressão manométrica ou efetiva, e sua relação é vista na figura que segue. Pelo sistema internacional (SI), a unidade de pressão é o newton por metro quadrado N/m2, ou pascal Pa, tal que 1N/m2 = 1Pa. Com unidades derivadas do SI emprega-se o bar, sendo 1 bar = 105 Pa ou 0,1 Mpa

Alguns outros conceitos importantes e que podem ser fundamentais nos estudos sobre pressão e mecânica dos fluidos são:

  1. Pressão atmosférica: é a pressão exercida pelo ar atmosférico;
  2. Pressão manométrica: tem pressão atmosférica como referência. Ela pode assumir valores positivos (maiores que o da pressão atmosférica) e negativos, também chamado de vácuo. A maioria dos instrumentos industriais mede a pressão manométrica.
  3. Pressão diferencial: é o resultado da diferença de duas pressões medidas. Em outras palavras, é a pressão medida em qualquer ponto, menos no ponto zero de referência da pressão atmosférica.

Entretanto, quando um fluido está em movimento outros tipos de pressão podem ser medidos:

  1. Pressão estática: é a pressão transmitida pelo fluido nas paredes da tubulação ou do vaso. Ela não varia na direção perpendicular a tubulação, quando a vazão é laminar.
  2. Pressão dinâmica: é a pressão devida à velocidade do fluido. Também chamada de pressão de impacto.
  3. Pressão total: é obtida quando um fluido em movimento é desacelerado para a velocidade zero, em um processo sem atrito e sem compressão. Matematicamente, ela é igual a soma da pressão estática e da pressão dinâmica.
  1. Tipos de medidores de pressão

Existem, no mercado, diversos tipos de medidores de pressão, produzidos conforme necessidade de uso e especificações do cliente e/ou laboratório.

Neste tópico, foram citados apenas alguns dos principais modelos utilizados atualmente em trabalhos e pesquisas, mas que exemplificam de maneira bastante clara os princípios de medição de pressão.

3.1 Manômetros Padrão

manômetro padrão é um instrumento de alta precisão, é muito indicado para utilização em laboratórios de calibração e testes, oficinas de instrumentação, serviços de inspeção, monitoria de processos e outros.

Este instrumento é montado em uma bomba comparadora hidráulica ou pneumática e serve como padrão para o manômetro submetido à calibração.

[pic 4][pic 5]

Figura 2 – exemplificação do manômetro padrão

Devido ao fato de ser fabricado com componentes de boa qualidade, mecanismo com baixo nível de atrito entre as partes móveis dotado de ajuste de angularidade e linearidade, propiciam excelente repetibilidade e precisão, além de ótimos resultados na histerese. Possui faixa espelhada em sua escala, o que permite leituras precisas, reduzindo possíveis erros de paralaxe. As calibrações são realizadas por técnicos avaliados pelo INMETRO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (448.2 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com