TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vazão Annubar

Por:   •  8/11/2016  •  Resenha  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

As medições de vazão consistem em determinar a quantidade de um líquido, gás ou sólido que passa por uma secção conhecida em um determinado tempo. Esse tipo de medição é fundamental para a indústria por trabalhar as variáveis, quantidade e tempo. A vazão faz parte de vários equipamentos ou processos industriais, motivos esses, que torna o seu estudo fundamental em instrumentação industrial.

Segundo o autor, a medição de vazão inclui no seu sentido mais amplo, a determinação da quantidade de líquidos, gases e sólidos que passa por um determinado local na unidade de tempo; podem também ser incluídos os instrumentos que indicam a quantidade total movimentada, num intervalo de tempo. (CEFETES, Instrumentação Industrial - Vazão. p. 3).

Existem vários tipos de medidores na indústria, cada um tem suas vantagens e desvantagens. Na sequência do trabalho será expressa as principais grandezas físicas responsáveis por conduzir a vazão e o medidor de vazão do tipo Annubar.

Na maioria das operações realizadas nos processos industriais é muito importante efetuar a medição e o controle da quantidade de fluxo de líquidos, gases e até sólidos granulados, não só para fins contábeis, como também para a verificação do rendimento do processo. (SENAI-ES, Instrumentação Básica 2. p.4).

REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Conceito de vazão

Vazão pode ser definida de várias formas, depende muito do processo que é submetido em um equipamento ou processo industrial. Vazão pode ser volumétrica, mássica ou gravitacional. A vazão é determinada pela quantidade de material ou produto, podendo ser materiais comerciais ou materiais auxiliares a produção, que passa ou flui por uma seção com área conhecida em determinado tempo.

Vazão pode ser definida como sendo a quantidade volumétrica, mássica ou gravitacional de um fluido que passa através de uma seção de uma tubulação ou canal por unidade de tempo. (SENAI-ES, Instrumentação Básica 2. p.4).

Além desse conceito podemos obter a vazão através da multiplicação da área da seção da tubulação pela média da velocidade do fluido, esses conceitos são fundamentais para obter as formulas físicas:

Vazão volumétrica;

Vazão volumétrica = (Volume de escoamento)/Tempo

Vazão volumétrica = Q;

Volume de escoamento = V;

Tempo = t.

Nesse tipo de vazão é importante ter controle da pressão e temperatura do material que está fluindo, pois esse pode alterar o seu volume conforme a variação da pressão e da temperatura. O controle dessas variáveis é fundamental para obter-se êxito no cálculo de vazão volumétrica.

Esse tipo de vazão é mais conhecido por representar a maioria dos exemplos, pois ele é mais comum com líquidos que passam por tubulações. As unidades de medidas mais usadas são: m³/h, m³/s, l/h, l/min, Nm³/h e SCFH.

Vazão mássica;

Vazão mássica = Massa/Tempo

Vazão volumétrica = Q;

Volume de escoamento = V;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (133.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com