Índice Médio de Fluidez
Por: Daniel Zitelli • 6/5/2019 • Ensaio • 662 Palavras (3 Páginas) • 167 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O índice de fluidez de um polímero é um indicador bastante útil quando se trata de sua processabilidade, uma vez que este parâmetro está intrinsecamente relacionado com o comportamento reológico deste polímero sob certa taxa de cisalhamento. Entretanto, este indicador não pode ser interpretado às cegas, pois seu valor indica a fluidez do polímero para uma taxa específica de cisalhamento e temperatura, já que o procedimento de medida do if é realizado à carga e temperatura constantes. Desta forma, diz-se que o if é uma medida isolada do comportamento reológico de um termoplástico (MANRICH, 2013).
O ensaio é regido pela norma ASTM D1238 e seu valor é a massa de polímero escoada sob determinadas condições de temperatura e cisalhamento, em 10 minutos (canevarolo júnior, 2010).
2. MATERIAIS E MÉTODOS
2.1. MATERIAIS UTILIZADOS
Índice de fluidez:
Os materiais utilizados para a determinação do índice de fluidez foram os seguintes:
• Plastômero INSTRON - Ceast MF10;
• Pinça;
• Balança analítica;
• Cronômetro;
• Polietileno de baixa densidade;
2.2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Índice de fluidez:
Inicialmente ajustou a temperatura para 190°C, em seguida o cilindro foi carregado com o polietileno de baixa densidade (PEBD), com o pistão de carregamento o material foi compactado afim de eliminar o ar. Em seguida colocou-se o pistão de extrusão. Adicionou-se o peso sobre o pistão, esperou-se a estabilização térmica, e após isso foi iniciada as medidas, o extrudado foi coletado em intervalos de 60 segundos, coletou-se 3 amostras de cada material. Após o termino da coleta, descarregou o material restante, retirou-se a matriz capilar e limpou a matriz e barril. Esse procedimento foi realizado para a outra amostra de PEBD.
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Índice de fluidez:
Após a realização do procedimento para a determinação do índice de fluidez foram obtidas as seguintes médias para cada tipo de material, apresentados na Tabela 1 abaixo:
TABELA 1: Dados experimentais de índice de fluidez.
MATERIAL MÉDIA IF (g/min)
PEBD – BRASKEM (BRANCO) 4,875
PEBD – BRASKEM (BRANCO) 4,557
PEBD – BRASKEM (AMARELADO) 6,280
3.1. QUESTIONÁRIO
1) Explicar porque o IF é um indicador do grau de dificuldade que um material impõe ao ser processado.
Porque uma faixa de valores irá representar, aproximadamente, um nível de viscosidade do material em estudo. Baixos if representam materiais mais viscosos, que escoam menos sob cisalhamento, necessitando de maiores esforços para tal. Isso sugere que tais materiais são melhores processados por extrusão e sopro. Já valores de if em médias e altas faixas são indicados para o processo de injeção.
2) Testando
...