Confiabilidade
Por: rofessel • 12/11/2015 • Trabalho acadêmico • 440 Palavras (2 Páginas) • 529 Visualizações
O início dos estudos na confiabilidade iniciou-se com o avanço da economia no momento em que houve um grande salto no consumo de produtos consumíveis e não-consumíveis. A concorrência entre as empresas buscando fabricar produtos confiáveis e que houvesse sempre a redução na probabilidade destes produtos apresentarem falhas resultou num crescimento de produtos confiáveis. Pois os prejuízos devido a estes produtos apresentarem falhas podem ser financeiros ou oferecer sérios riscos à segurança e a vida humana.
A definição de confiabilidade pode ser definida por Leemis (1995).
“A confiabilidade de um item corresponde a sua probabilidade de desempenhar adequadamente o seu propósito especificado, por um determinado período de tempo e sob condições ambientais predeterminadas.”
Define-se o objeto de estudo como item, este item pode ser o resultado de um conjunto de diversos componentes. Por exemplo um ventilador é um item formado por diversos componentes. Como também pode ser realizado um estudo de cada componente deste ventilador o resultado deste estudo será mais preciso no segundo estudo.
Também é necessário definir um padrão de desempenho que é qual deve ser desempenho adequado para este item. Todo o estudo de confiabilidade estará relacionado a este padrão.
Como visto anteriormente confiabilidade é a probabilidade de um determinado item apresentar falhas ao longo do tempo, portanto deve-se definir alguns parâmetros:
- Definir uma unidade de tempo para realizar as análises (segundos, horas, dias, etc).
- Para descrever o tempo até a falha de um item utilizar a variável aleatória T.
- O termo tempo não deve ser interpretado literalmente, como exemplo o número de ciclos e acionamentos podem ser utilizados para representar o tempo até a falha de um item.
- A confiabilidade de um item deve sempre ser associado ao período de tempo ou duração das análises.
- Para determinar a vida útil de um item deve-se sempre observar o conjunto de resultados que determinaram a falha deste item, por exemplo: o número de acionamentos, tempo de análise total, tempo que foi submetido aos testes e diversos outros fatores que podem ter contribuído para a falha.
- As condições ambientais em que o item pode ser usado. Por exemplo: diferentes temperaturas, umidade e etc.
Se houver uma boa classificação de qualidade em um item não significa que este item também apresenta boa confiabilidade, pois os conceitos de confiabilidade e qualidade se relacionam mas não são a mesma coisa, o estudo de confiabilidade está diretamente relacionado com o tempo. Diferentemente ocorre com estudo de qualidade que estuda o item de uma forma estática assim não é possível prever falhas que podem ocorrer ao longo do tempo. Mas uma boa classificação de confiabilidade de um item significa que este item também apresenta boa qualidade.
...