PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS DE SÃO PAULO
Por: Leila Ventura • 27/2/2019 • Projeto de pesquisa • 1.886 Palavras (8 Páginas) • 268 Visualizações
Portfólio - Organização do estado brasileiro – Semana 1
Dentre as principais características da Organização do Estado Brasileiro, escolhemos, como atividade principal da disciplina, aprofundar a compreensão sobre o federalismo na produção de políticas públicas, a partir da realidade concreta e específica de cada aluno.
Ao longo do bimestre será realizada uma atividade contínua e gradativa para compreensão do federalismo tendo como foco a atuação dos entes federativos nos respectivos municípios.
Semana 1: Você conhece o seu município?
Levante as principais características socioeconômicas de seu município: população, indicadores sociais nas áreas de saúde, educação e renda, atividades econômicas, principais problemas enfrentados pela população.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS DE SÃO PAULO
DADOS GERAIS:
Estado que Pertence: São Paulo
Data de Fundação: 25 de janeiro de 1554
Gentílico: paulistano
População: 11.244.369 (Censo 2010)
Área (em km²): 1.522,986
Densidade Demográfica (habitantes por km²): 7.383
Altitude (em metros): 760
Mesorregião: Região Metropolitana de São Paulo
DADOS ECONÔMICOS E SOCIAIS
Produto Interno Bruto (PIB)*: R$ 443,6 bilhões (2010)
Renda Per Capita*: R$ 39.450 (2010)
Principais Atividades Econômicas: indústria, comércio, serviços e construção civil.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,805 - muito alto (PNUD - 2010)
Esperança de vida ao nascer: 76,3 anos (2010)
Mortalidade infantil (antes de completar um ano): 13,2/por 1.000 nascidos vivos
PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS
- Teatro Municipal
- MASP (Museu de Arte de São Paulo)
- Museu da Universidade de São Paulo (Museu do Ipiranga)
- Museu da Língua Portuguesa
- Museu da Imagem e do Som
- Pátio do Colégio
- Memorial da América Latina
- Museu de Arte Sacra de São Paulo
- Museu de Arte Moderna
- Pinacoteca do Estado
- Museu da Imigração
- Parque do Ibirapuera
- Parque da Aclimação
- Parque Burle Marx
- Monumento às Bandeiras
- Catedral Metropolitana de São Paulo (Catedral da Sé)
GEOGRAFIA
Relevo: planalto
Clima: subtropical
Vegetação: Mata Atlântica (pouca quantidade)
Rios Principais: rio Tietê, Pinheiros e Tamanduatei
Temperatura média anual: 18,3ºC
Índice Pluviométrico: 1317 mm
INDICADORES SOCIAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO/SP
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DA CIDADE SEGUNDO A PESQUISA DO DATAFOLHA
Saúde Pública com 26%
Um problema causa outro problema mais adiante e a saúde pública parece ser o ponto final de todos eles. Uma cidade com mais 11 milhões de habitantes, trânsito caótico, vítimas de trânsito e da violência da cidade todos os dias, pessoas estressadas e hipertensas precisa de um sistema de saúde adequado para suportar esse alto número de pacientes. Mas, o que se vê na cidade é um número insuficiente de leitos e demora para realizar exames comuns. A desorganização e a falta de comunicação entre o AMA (Assistência Médica Ambulatorial) e a equipe de saúde da família é um dos fatores que contribuem para que os prontos-socorros fiquem lotados. Muitos dos casos poderiam ser resolvidos no atendimento primário, mas isso não acontece. Tudo isso faz a saúde pública ser a maior de todas as preocupações dos paulistanos.
Segurança 16%
O problema da segurança pública é compartilhado, mas cada um tem que fazer sua parte e a prefeitura está incluída nesse processo. A cidade de São Paulo tem um alto número de furtos, roubos de veículos, tráfico de drogas e homicídios. A segurança pública é dever do governo estadual, mas o governo municipal pode ajudar cuidando melhor da iluminação, ruas limpas e calçadas que possibilitem o trânsito de pedestres, limpeza e corte de gramas e matos das áreas mais isoladas. Existe muita coisa que se pode fazer para dificultar a ação de criminosos. Além do mais, a participação de Guarda Civil Metropolitana é primordial para inibir a ação da criminalidade.
Transporte coletivo 15%
Os usuários do transporte público na cidade de São Paulo têm uma vida complicada para irem ao trabalho e voltarem para casa. O sistema não funciona, os ônibus parecem não ser suficientes para atender a essa gigantesca massa de usuários, as linhas de metrô e trem também não desafogam como deveriam fazer. A cidade está mais do que atrasada em números de linhas de metrô, tudo funciona na dentro do papel, mas as obras não saem do projeto e quando saem são logo paradas por irregularidades atrasando, ainda mais, o que já está atrasada. Os corredores de ônibus ficaram estagnados e o que deveria ser um transporte rápido e eficiente se torna outra vítima de um trânsito caótico. A solução é custosa e demorada, novos corredores de ônibus e novas linhas de metrô, enquanto nada disso sair das promessas os usuários vão continuar nos pontos de espera por muito tempo e espremidos dentro dos ônibus e vagões.
Enchentes 6%
A cidade de concreto não consegue escoar as águas das chuvas, que são mais intensas entre Novembro e Março. O sistema em uso hoje coleta a água para depois envia-la aos bueiros, isso não se mostra mais suficiente para conter o volume das águas e as enchentes são constantes. Uma mudança radical na estrutura de escoamento levaria a fortes divergências entre aqueles que deveriam providenciar uma solução e entre a queda de braço dos egos as chuvas vão acontecendo, as enchentes aparecendo e toda temporada de chuva já sabemos o resultado. Mais áreas verdes com calçadas revitalizadas para absorver as águas seria uma solução apontada pelos especialistas.
...