Análise Crítica: Estatística na Engenharia
Por: maianesilva00 • 19/5/2018 • Bibliografia • 713 Palavras (3 Páginas) • 242 Visualizações
Universidade Federal da Bahia – UFBA
Escola Politécnica – Departamento de Engenharia Química
Estatística Aplicada à Engenharia (ENGD02)
Aluno: João Pedro Costa Sarno Neves (216115317)
Professora: Karla Esquerre
Análise Crítica: Estatística na Engenharia
O que é estatística?
Na vida que tomamos, é essencial para o funcionamento da mesma que se aplique a matemática na tomada de decisões. É a partir dessa ciência que podemos analisar situações da vida moderna, determinar fatores e dados importantes em um estudo além de afirmar a confiabilidade em alguma possível conclusão. Os resultados gerados da incerteza dessa vida cotidiana sempre são acompanhados de uma dose de probabilidade. E assim é a estatística: visualizar, analisar e solucionar problemas. Seria, portanto, a estatística, uma ferramenta essencial para auxiliar o papel da engenharia? A resposta é sim.
Qual a relação entre estatística e engenharia?
O papel do engenheiro na sociedade permeia justamente aquilo que a estatística se propõe a fazer: solucionar problemas. Para alcançar tais objetivos, todo engenheiro precisa ter noção do problema a ser solucionado a partir de um viés matemático. A coleta de dados, organização e análise dos mesmos são os pilares para a tomada de decisões lúcidas para situações diversas.
Engenheiros trabalham com projetos envolvendo a construção, o desenvolvimento e o aprimoramento de sistemas e produtos. É bastante comum que a teoria por si só falhe em vários momentos. Afinal, são inúmeras as variáveis que podem ocorrer de acordo com o modo de fabricação, material e condições em que o processo de produção esteja envolvido.
O problema, entretanto, é que algumas dessas variáveis são aleatórias, considerando, por exemplo, fatores ambientais. Isso torna impossível antecipá-las completamente. Assim, em meio a tanta incerteza, pode ser difícil de se prever o resultado de uma operação e manter sua qualidade. É aí que a estatística é aplicada.
É por meio da análise de dados que se consegue obter um modelo a partir de uma amostragem, com a máxima quantidade de informação possível. Isso vai permitir manter níveis aceitáveis de variação, evitando que você encontre surpresas desagradáveis no processo de produção. Além disso, a partir de tal análise, obtemos arcabouço necessário para tomar decisões corretas dentro das probabilidades.
Como aplica-la à engenharia?
É possível encontrar uma gama de exemplos de aplicações da estatística na vida de um engenheiro. Quase sempre, este profissional convive com a matemática na tomada de decisões. Para um engenheiro civil, por exemplo, a estatística encontra-se aplicada, por exemplo, na capacidade de prever o risco de terremotos, enchentes, marés altas ou tempestades. Informações deste tipo são cruciais para definir o planejamento de uma construção.
Na construção do Centro de Convenções da Bahia, certamente não se levou em consideração os altos níveis de salinidade para influenciar na estrutura metálica do edifício. Caso fossem utilizados os dados estatísticos das características ambientais, de fato, outras decisões teriam sido tomadas e uma tragédia seria evitada.
...