DIAGNÓSTICO E PLANO DE AÇÃO DE SERVIÇOS
Por: Priscillakatty • 19/3/2016 • Trabalho acadêmico • 2.234 Palavras (9 Páginas) • 565 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR
ESCOLA DE NEGÓCIOS
CURSO DE MARKETING
JOICEMARA OLIVEIRA
YASMIN SIMÃO
DIAGNÓSTICO E PLANO DE AÇÃO DE SERVIÇOS
CURITIBA
2015
JOICEMARA OLIVEIRA
YASMIN SIMÃO
DIAGNÓSTICO E PLANO DE AÇÃO DE SERVIÇOS
Trabalho apresentado à disciplina
de marketing de serviços
pela Pontifícia Universidade
Católica do Paraná - PUCPR
Orientador: Professora Juliana Del Secchi
CURITIBA
2015
SUMÁRIO
- APRESENTAÇÃO DA EMPRESA .................................................... 4
- BREVE APRESENTAÇÃO DA EMPRESA.................................. 4
- CLASSIFICAÇÃO DA EMPRESA ............................................... 4
- DIAGNÓSTICO ................................................................................. 5
- PORTFÓLIO DE SERVIÇOS (FLOR DE SERVIÇOS) ............... 5
- PREÇO ........................................................................................ 6
- DISTRIBUIÇÃO
- COMUNICAÇÃO
- PROCESSOS
- PESSOAS
- EVIDÊNCIAS FÍSICAS
- AÇÕES SUGERIDAS
- PORTIFÓLIO DE SERVIÇOS
- PREÇO
- DISTRIBUIÇÃO
- COMUNICAÇÃO
- PROCESSOS
- PESSOAS
- EVIDÊNCIAS FÍSICAS
- CONSIDERAÇÕES
- REFERÊNCIAS
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
- BREVE APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
O Hotel Recanto dos Sonhos fica localizado no centro de Curitiba. Conta com 100 apartamentos fumantes e não fumantes, oferecendo inúmeras facilidades e serviços que garantem a satisfação dos hóspedes executivos e turistas. Outras comodidades são: piscina coberta e aquecida, ideal para o clima curitibano, fitness center, restaurante, 5 salas de eventos, business center, lavanderia, estacionamento, apartamentos para portadores de necessidades especiais, área de relaxamento e comércio com serviços de beleza, venda de roupas e acessórios.
1.2 CLASSIFICAÇÃO DA EMPRESA
De modo geral, o hotel possui natureza de ações tangíveis em relação aos serviços prestados e usufruídos por pessoas. Para que o processo destas atividades possa ser efetuado e concluído, a participação física das pessoas que devem receber os benefícios é fundamental. Eles precisam usar seu tempo para se descolar até o local, colaborar com o controle administrativo da empresa oferecendo seus documentos para ser feito o check-in e o check-out , usar seu esforço para assinar um contrato e organizar suas malas, ir até a psina, academia, restaurantes e área de relaxamento para que possam aproveitar. Essas participações faz com que o cliente use do seu tempo, esforços físico e mentais para obter o privilégio final. Os serviços considerados processamento de posses são os de manobristas, lavanderia e serviço de quarto. Pois não é necessário a presença física das pessoas e podemos chamar de não inseparáveis. Porém nada interfere caso o proprietário queira acompanhar a realização destes serviços.
DIAGNÓSTICO
2.1 PORTFÓLIO DE SERVIÇOS (FLOR DE SERVIÇOS)
Os serviços principais costumam oferecer alguns ofícios extras para que os clientes se sintam-se mais privilegiados, podendo ser serviços suplementares facilitadores que se encarregam de levar o produto até o cliente e auxia-lo ao uso, como serviços suplementares realçadores, que são responsáveis em agregar valor a todo processo. A flor de serviço auxilia na organização dos valores percebidos pelos clientes. É composta por oito pétalas que simbolizam os serviços suplementares do serviço principal (miolo). Os serviços facilitadores estão formados por: Informação, recebimento de pedidos, cobrança e pagamento. Logo os serviços realçadores são: Consulta, hospitalidade, salvaguarda e exceções.
A informação é importante para conseguir manter uma boa comunicação com o consumidor e ser percebido no mercado. A decisão da informação deve ser levada em conta o perfil do público alvo da empresa, pois são dados importantes e não deve passar despercebido aos consumidores. A consulta em hotéis pode ser realizada de uma maneira menos comum. Podendo considera-la um serviço ampliado ou até mesmo potencial, ela é vista como um acréscimo ao cliente para tirar dúvidas sobre a cidade, transportes, bares e baladas ou outras atividades que estejam no portfólio do hotel.
Sendo um serviço facilitador, o recebimento de pedidos se encarrega de coletar dados importantes para efetuar corretamente os cadastros e não haver confusão com os demais clientes. Exemplo: a data de chegada e saída, número de adultos e crianças, fumantes ou não fumantes, problemas de saúde e deficiências físicas. A presença de falhas no cadastro como: alugar o mesmo quarto para dois visitantes e cadastrar a chegada em outra data trás consequências desastrosas para a organização. Ao pagar pelo serviço, os clientes esperam garantia e compromisso de entrega.
Quando avaliamos a hospitalidade de um hotel com um grande porte, no mínimo se espera que o hotel siga as normas de valor agregado em serviços intangíveis, indo além do produto central, básico e esperado. A empresa deve demonstrar interesse com as necessidades dos clientes. O que é mais comum encontrar são salas de espera confortáveis disponibilizadas com algumas revistas e café, café da manhã, carros para transportar bagagens entre outros.
O salvaguarda é responsável por cuidar dos pertences levados pelos clientes e também dos funcionários. Uma boa organização também pensa na segurança dos bens de funcionários. Porem a atenção com os clientes deve ser redobrada, pois o hotel seria responsabilizado caso sumisse algo de valor. Oferecer quartos com cofres eletrônicos pode ser uma opção. O objetivo das exceções é fornecer benefícios que ficam fora da rotina de entrega normal do serviço principal. Para um ambiente que possui grande número de pessoas diariamente, é concebível contar com o apoio de enfermagem, prevenindo a agilidade do procedimento caso ocorra algum acidente ou outro tipo de emergência.
...