Introdução ao Estudo Estatístico
Tese: Introdução ao Estudo Estatístico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lhuansantos • 24/9/2013 • Tese • 462 Palavras (2 Páginas) • 429 Visualizações
Relatório 1: Introdução ao Estudo Estatístico
Estatística
Estatística vem do latim “status” = Estado Inicialmente envolvia: compilações de dados e gráficos representativos dos vários aspectos de um estado ou país. Exemplos: taxa de mortalidade, taxa de nascimento, renda, taxa de desemprego, etc.
Método é um conjunto de meios dispostos convenientemente para se chegar a um fim que se deseja. Método Experimental: consiste em manter constantes todas as causas (fatores), menos uma, e variar esta causa de modo que o pesquisador possa descobrir seus efeitos, caso existam. Método Estatístico: Admitem todas essas causas presentes variando-as, registrando essas variações e procurando determinar, no resultado final, que influências cabem a cada uma delas.
Estatística é uma metodologia para trabalhar com dados, consistindo em uma série de etapas: coleta das informações, organização e apresentação, análise, tomada de decisão.
Exemplo prático Dentre os alunos de uma sala, quantos livros cada um deles lê? Respostas (dados brutos): {8, 4, 7, 9, 5, 3, 15, 12…} Organização das informações (rol): {3, 4, 5, 7, 8, 9, 12, 15…}
Estatística descritiva: parte da estatística que apenas coleta, organiza e descreve (apresenta) um conjunto de dados. Nela não são tiradas conclusões.
Estatística indutiva também é chamada de inferência estatística. A partir da análise de dados são tiradas conclusões
As fases do método estatístico dividem-se em sete fases:
Definição do problema;
Planejamento;
Coleta dos dados;
Crítica dos dados;
Apuração dos dados;
Exposição dos resultados;
Análise dos resultados.
Definição do problema: formular corretamente o problema, examinar outros levantamentos realizados no mesmo campo e análogos e saber exatamente aquilo que se pretende pesquisar.
Planejamento: determinar os procedimentos necessários para resolver o problema, em especial, como levantar informações sobre o assunto objeto do estudo, planejar o trabalho tendo em vista o objetivo a ser atingido, escolher e formular corretamente as perguntas, definir o tipo de levantamento: Censitário ou por Amostragem. Definir o cronograma de atividades, custos envolvidos, delineamento da amostra, etc.
Coleta de dados: pode ser direta ou indireta.
Coleta Direta: feita sobre elementos de registro obrigatório ou feita pelo próprio pesquisador através de inquéritos e questionários. Quanto ao fator tempo divide-se em: contínua: registros; periódica: censos; ocasional: emergencial.
Coleta Indireta: Quando é inferida da coleta direta ou do conhecimento de outros fenômenos relacionados.
Crítica de dados: observar os dados à procura de falhas e imperfeições, visando eliminar erros grosseiros. Pode ser externa ou interna: Externa quando visa às causas dos erros por parte do informante, Interna quando visa observar os elementos originais dos dados da coleta.
...