O Projeto Integrador IV
Por: cabecabar • 5/12/2023 • Trabalho acadêmico • 5.805 Palavras (24 Páginas) • 114 Visualizações
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
DJALMA RODRIGUES RA 1821697
JOCIVALDO BASTO BORGES RA 1829232
MAURO GONÇALVES BLANCO RA 1819619
YASMIM SANTANA DE OLIVEIRA RA 1824747
Interação entre aluno e professor com uso de jogos para facilitar o ensino/aprendizagem da matemática no conteúdo Geometria Plana e Trigonometria
Link do Vídeo Projeto Integrador: https://youtu.be/b1zdpf0Wubo
São Vicente- SP
2021
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Interação entre aluno e professor com uso de jogos para facilitar o ensino/aprendizagem da matemática no conteúdo Geometria Plana e Trigonometria
Relatório Técnico - Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador para o curso de (Licenciatura matemática) da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).
São Vicente - SP
2021
Santos; Djalma, BORGES; Jocivaldo, BLANCO; MAURO, OLIVEIRA; Yasmim, Interação entre aluno e professor com uso de jogos para facilitar o ensino/aprendizagem da matemática no conteúdo Geometria e Trigonometria. 00f. Relatório Técnico-Científico. Licenciatura matemática – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tutor: Gabriela Fasolo Pivaro, São Vicente – Quarentenário, 2021.
RESUMO
Neste projeto objetivamos de como seria possível colaborar com a direção escolar, coordenadores, professores e alunos para aprimorar o ensino/aprendizagem da Matemática, com foco no conteúdo programático de Geometria Plana e Trigonometria. Desta forma, colaborar em ajudar, incentivar e a meta final é concretizar o entendimento do verdadeiro mérito em entender e compreender esta parte da Matemática, para saírem de sua zona de comodismo e, ser na prática, protagonista, deste modo, utilizar este entendimento matemático em seu benefício próprio. A estratégia utilizada então, foi propor um jogo de tabuleiro, para que mesmo em casa, o aluno pudesse continuar o seu estudo, e assim, desenvolver um gosto pelo interesse de aprender matemática, através de meios inovadores e diferentes dos utilizados em seu cotidiano.
PALAVRAS-CHAVE: Escolar, Trigonometria, Tabuleiro.
SANTOS, Djalma; BORGES, Jocivaldo; BLANCO, MAURO; OLIVEIRA, Yasmim, Interaction between student and teacher using games to facilitate the teaching/learning of mathematics in Geometry and Trigonometry content. Technical-Scientific Report. Mathematics Degree – Virtual University of the State of São Paulo. Tutor: Gabriela Fasolo Pivaro, São Vicente – Quarentenário, 2021.
ABSTRACT
In this project we aim at how it would be possible to collaborate with the school administration, coordinators, teachers and students to improve the teaching/learning of Mathematics, focusing on the syllabus of Plane Geometry and Trigonometry. In this way, collaborate in helping, encouraging and the ultimate goal is to realize the understanding of the true merit of understanding and understanding this part of Mathematics, to leave their zone of comfort and, in practice, be a protagonist, in this way, to use this mathematical understanding for your own benefit. The strategy used then was to propose a board game, so that even at home, the student could continue their study, and thus develop a taste for the interest in learning mathematics, through innovative and different means from those used in their daily lives.
KEYWORDS: School, Trigonometry, Board.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 - Dificuldade 13
Figura 2 - Geometria e Trigonometria 13
Figura 3 - Noturno 13
Figura 4 - Ao Longo da Vida 14
Figura 5 - Ensino / Aprendizagem 14
Figura 6 - Dialogo com Professor 14
Figura 7 - Opinião 15
Figura 8 - Releitura do Tabuleiro do Jogo "Banco Imobiliário". Fonte (Pinterest) 19
Lista de Tabelas
Tabela 1 - Reprodução da Avaliação de um Professor. 25
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 6
2. DESENVOLVIMENTO 8
2.1 Objetivos 8
2.2. Justificativa e delimitação do problema 9
2. 3. Fundamentação teórica 10
2.4. Metodologia 12
Resultado da pesquisa 13
3. O Jogo 15
3.1 Métodos 15
3.2 PERGUNTAS DOS JOGOS 16
3.3 Avaliações do jogo por um professor experiente 16
4. ANÁLISES E DISCUSSÕES DE RESULTADOS 17
4.1 PROTÓTIPO QUESTION BANK 17
4.2 RESULTADOS DO QUESTION BANK II 24
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 29
REFERÊNCIAS 30
...