TRABALHO DE ESTATISTICA PERFIL ECONÔMICO
Por: loirinhosamp • 22/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.030 Palavras (5 Páginas) • 428 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ[pic 1]
CAMPUS PETRÔNIO PORTELA
CURSO: GEOGRAFIA 2016.1
MARIA
PEDRO
FRANCISCO
PERFIL ECONÔMICO DO POVOADO CHAPADINHA SUL,
TERESINA, PI
TERESINA, 2016
PERFIL ECONÔMICO DO POVOADO CHAPADINHA SUL,TERESINA.PI
RESUMO:
Como avaliar a situação econômica e especificar custo de vida de determinada região; o perfil econômico é uma forma de estudar através da análise amostral a relação entre o conjunto de fatores econômicos e como o indivíduo se insere nele evidenciando aspectos básicos da economia.
Palavras-chave: economia, região, análise, indivíduo.
INTRODUÇÃO
Perfil econômico é aquele que contém os dados econômicos do município. É uma riquíssima fonte para análise com descrição e dados, abrangendo todos os setores e ilustrado com gráficos para melhor visualização. Tem por objetivo compartilhar dados e informações. Para se traçar um perfil econômico é necessário caracterizar os seguintes conceitos: renda familiar, média, moda ,mediana, variância e desvio padrão.
Renda familiar é a soma da renda individual dos moradores do mesmo domicilio; e a renda familiar per capita é calculada dividindo-se o total de renda familiar pelo número de moradores de uma residência; é necessário calcular a média para verificar onde mais se concentra os dados de uma distribuição. Pelo cálculo da moda pode se obter o valor que ocorre com maior frequência no conjunto de dados; através da mediana pode se separar a medida inferior de uma amostra de dados e o ROL. A partir da medida inferior com a variância pode se chegar a distancia em que os valores utilizados da amostra se encontram no valor esperado;
O cálculo do desvio- padrão possibilita o quanto de variação ou dispersão existe em relação a média.
EMBASAMENTO TEÓRICO
O perfil econômico visa entender como as sociedades utilizam seus recursos materiais e humanos para produzir bens e serviços que entendem as necessidades dos indivíduos.
As questões econômicas tem preocupado muitos intelectuais ao logo dos séculos em toda comunidade organizada, mas dão-se em, mais ou menos medidas os mercados ou atividades dos governos.
Em quase todos os países capitalista uma parte importante do PNB (produto nacional bruto) e produzido pelas empresas privadas, pelos agricultores e pelas instituições não governamentais como universidades e hospitais particulares, cooperativas e fundações.
Os problemas mais importantes pelo capitalismo são o desemprego as inflações e as injustas desigualdade econômicas varias são as teorias para se estudas o perfil econômico dos países capitalistas.
Max, por exemplo afirmara que o modo de produção capitalista propicia a acumulação continua de capital inglês a firma que a ampliação do capital o corre por que o trabalho produz valores excedentes teóricos como Marshell afirmavam a utilidade do bem e fator da quantidades disponível e da circunstância.
Kenys por exemplo afirmava que a obras estatais criam novos postos de trabalho diminuindo o desemprego.
METODOLOGIA
A metodologia empregada na análise amostral foi especialmente um levantamento de dados sobre o perfil econômico trabalhando objetos como questões relacionadas a alimentação e educação. O questionário compõem se de 9 questões em uma diferenciação da faixa etária, sexo, renda familiar, quantidade de habitantes por residência, em seguida depois da coleta foi empregado os cálculos.
Tipo Amostral
A amostra utilizada foi a probabilística por conglomerados é uma técnica que explora existência de grupos (clusters) na população. Esses grupos representam adequadamente a população total em relação a característica que queremos medir. Em outras palavras, estes grupos contêm variabilidade da população inteira. Se isso acontecer, você pode selecionar apenas alguns desses conglomerados para realizar o estudo.
Calculo do tamanho da Amostra
Moda e o valor que ocorre com maior frequência em uma serie de valores.
MO = l* + L*
2
Onde;
l - limite inferior da classe modal
L limite superior da classe modal
Mediana
MD =Linf + h (n/2 - Nante)
ni
onde;
Linf e o limite inferior da classe da media
h amplitude
n é o numero de eventos dividido por 2
Nante e a frequência acumulada da classe anterior
ni e a frequência da classe
Media
X = ∑ xi . ni
n
Onde;
∑ - somatório
xi - ponto médio da classe
...