A HEURISTICAS DE NIELSEN
Por: VK8190 • 10/11/2020 • Relatório de pesquisa • 745 Palavras (3 Páginas) • 194 Visualizações
CENTRO ESTADUAL PAULA SOUZA
ETEC SALES GOMES
Ensino Técnico em Desenvolvimento de Sistemas integrado ao Ensino Médio
VICTOR ANTONIO DE MIRANDA TEIXEIRA
HEURÍSTICAS DE NIELSEN
Tatuí, SP
2020
VICTOR ANTONIO DE MIRANDA TEIXEIRA
HEURÍSTICAS DE NIELSEN
Trabalho Bimestral de Curso apresentado ao Ensino Médio Integrado ao Técnico em Desenvolvimento de Sistemas da ETEC Sales Gomes, orientado pelo professor Ovídio José Francisco, como requisito parcial para obtenção da menção bimestral.
Tatuí, SP
2020
Introdução
É muito comum em um projeto, o design ser feito por último, porém, é preciso entender que tanto a parte funcional do projeto quando o design serem trabalhos juntos para alcançar o objetivo principal do projeto, pois uma interface mal projetada causará uma má experiencia para o usuário.
Por isso, o cientista da computação, Jakob Nielsen criou dez heurísticas que ajudam a elaborar um design mais eficaz e assim gerando uma melhor experiencia para o usuário.
Nesse trabalho serão apresentadas as 10 heurísticas e suas funcionalidades.
Desenvolvimento
Visibilidade do status do sistema
A visão é uma das maiores ferramentas do ser humano, e no ambiente virtual não seria diferente, além do mais, em ambientes virtuais dependemos muito mais da visão, já que não conseguimos utilizar outras ferramentas como o tato, olfato e paladar.
Por isso é necessário que a interface ofereça a localização do usuário no sistema, por exemplo em um player de música, como o Spotify, onde é exibido a musica que esta tocando, a minutagem e as próximas músicas que virão.
Compatibilidade entre o sistema e o mundo real
A compatibilidade é algo muito importante para o sistema funcionar, pois será muito difícil do usuário se comunicar com o sistema, se ele não entender oque o sistema fala, e isso vai além do idioma, pois criar um projeto com vários idiomas é uma tarefa complexa, então a melhor saída é utilizar símbolos para representar ações do sistema. Por exemplo o símbolo de e-mail, representado por um envelope.
Controle e liberdade do usuário
O sistema precisa dar liberdade ao usuário para ele fazer oque bem entender dentro de suas permissões, mas também oferecer uma “saída de emergência” caso o usuário realize ações não desejáveis, e assim criando uma sensação de segurança no usuário.
Consistência e padronização
A consistência e padronização de uma interface é algo essencial para um sistema bem utilizado, pois se um projeto conter diversos padrões de telas, tornará ruim a experiencia do usuário.
Então é necessário um bom planejamento para implementar um padrão de interface amigável ao usuário.
Prevenção de erros
Muitas vezes os usuários cometem erros, tanto por descuidos quanto por confusões entre os recursos do sistema.
Para prevenir esse tipo de erro, caixas de confirmação, são a melhor opção.
Reconhecimento em vez de memorização
O reconhecimento de padrões é a melhor opção para o usuário realizar ações no sistema, uma vez que o cérebro humano é mais preciso em reconhecer padrões do que em memorizar ações. Por isso a grande sacada é a utilização de dicas nas ações do sistema para melhor reconhecimento do usuário.
...