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A Imagens 3D utiliza uma técnica para “iludir ou enganar

Por:   •  1/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.887 Palavras (8 Páginas)  •  243 Visualizações

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Imagens Tridimensionais

Alana Izabela Pinto Silva1

alanahits05@hotmail.com

Carlos Henrique da Silva

carlos.dias.6308@gmail.com

Fernanda Pereira da Silva

nanda_meninadosolhosdedeus@hotmail.com

Jaine Alcobaça Fernandes

Jaine.pxto@gmail.com

Jair Stolarczki

jair.academico@gmail.com

Jeferson Aparecido Gomes2

jeferson.unemat@gmail.com

RESUMO

O trabalho em tese teve como base de pesquisa a criação e modelagem de imagens tridimensionais, destacando como foco principal a utilização de alguns aplicativos, como também as ferramentas utilizadas na criação e modelagem dessas imagens. Sendo feito breve relato sobre a descoberta da utilização de imagens tridimensionais há aproximadamente duzentos anos atrás, percorrendo um caminho de inovações e descobertas de novas técnicas, novas ferramentas e também de novos softwares, descobrindo-se que imagens tridimensionais simplesmente é uma ilusão de ótica, ou seja, uma forma de se enxergar além da largura e altura, poder-se observar também a profundidade das imagens, sempre objetivando satisfazer as exigências dos indivíduos e também de um mercado globalizado que necessita cada vez mais de novos aplicativos, portanto de um modo geral as pesquisas e a construção do trabalho tratam de satisfazer os requisitos proposto pelo tema enfatizado, ou seja, Imagens tridimensionais.

Palavras-Chave: Aplicativos, Ferramentas, imagens tridimensionais e modelagem.

         

INTRODUÇÃO

A todo instantes nos deparamos com imagens das mais variadas formas, com as mais variadas de dimensões e finalidades, seja ela para temas decorativos, visuais ou de marketing, também para satisfação pessoal, ou seja, simplesmente por prazer (colecionadores), as imagens estão sempre presentes no cotidiano das pessoas, portanto desde a descoberta da maneira de se captar imagens, o homem não mais parou de inventar variadas e sofisticadas formas de se captar e de modelar imagens, com a intenção de aprimorar cada vez mais e melhor as maneiras de buscar  prazeres próprios como também as exigências cada vez maiores desse mercado cada vez mais globalizado e exigente. O trabalho em foco tem por finalidade apresentar alguns aplicativos relacionados a imagens tridimensionais, como também o desempenho, eficiência e funcionalidades, que serão apresentadas oralmente, em forma de slides, será também comentada um pouco da história de como se descobriu a possibilidade de visualizar imagens tridimensionais, a mais ou menos 200 anos atrás, quando um cientista e fotografo, através de experimento descobriu a forma de enxergar uma imagem estereocópica. Também serão feita demonstração através de software especifico, para demonstração visual de como criar imagem em 3D, demonstrando de forma explicativa a utilização de algumas ferramentas que podem ser utilizadas na elaboração das referidas imagens. Serão relacionados dentre os muitos softwares que trabalham especificamente com imagens tridimensionais, alguns aplicativos, programas e/ou softwares com as suas eficiências, funcionalidades, especialidades de cada um, como também a forma de aquisição se, licenciado ou gratuito.

 DESENVOLVIMENTO

Por volta de 1849, há aproximadamente 200 anos depois de um cientista ter, pensado em visualizar imagens de forma diferente das imagens normalmente vistas. Em 1849, o fotógrafo e cientista escocês Davi Brewster construí um experimento para se visualizar uma imagem estereocópica, o estereoscópio com lentes, portanto, estereocopia derivado do grego, que tem por definição: como uma técnica para se captar informações do espaço tridimensional através da análise de duas imagens obtidas em locais diferentes.

Toda imagem 3D utiliza uma técnica para “iludir ou enganar” o cérebro e fazer com que possa ser percebida a profundidade em imagens bidimensionais.

O ser humano é capaz de enxergar o mundo em 3D porque, basicamente, tem dois olhos. Como eles estão a alguns centímetros de distância um do outro, o cérebro capta as imagens projetadas nas retinas e “funde” em uma única imagem, com a sensação de três dimensões.

Os filmes e fotografias em 3D se aproveitam dessa capacidade do cérebro, com óculos capazes de filtrar parte da imagem bidimensional, de forma que cada olho perceba uma imagem diferente.

É assim com os óculos de lentes tradicionais, de celofane azul e vermelho, e com os que usamos nos cinemas – com lentes polarizadoras, que deixam passar ondas luminosas específicas para cada olho.

As imagens tridimensionais nada mais são que uma maneira de enganar o cérebro, fazendo com que além de enxergar largura, e altura, imagens bidimensionais, enxergamos também a profundidade das imagens, dessa forma todas as formas são unidas tornando-se uma imagem tridimensional.

As imagens tridimensionais sempre nos deram a sensação de serem sofisticadas e complexas, mas do ponto de vista comum, o que podemos analisar é que é muito simples de visualizar imagens em 3D, ou seja, com técnicas simples e feitas de forma artesanal, podemos observar imagens tridimensionais, basta a utilização de cartolina e plástico colorido (vermelho e azul), desenhar um molde no formato de um óculos e podemos visualizar imagens em 3D.

 Há, porém no mercado na atualidade uma infinidade de técnicas e softwares próprios para a apresentação de imagens tridimensionais, hoje já existem no mercado máquinas fotográficas e equipamentos digitais capazes de fazer imagens em 3D, podemos citar a primeira câmera digital da Fujii, a Fujii Real 3D W1.

Dessa forma se analisarmos o que transforma uma imagem em 3D, definimos que é quando podemos observar na sua formação, altura, largura e profundidade, ou seja, a imagem oferece uma forma diferente de visualização da imagens comuns. Vejamos as figuras:

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

Veja que para a construção dos triângulos são necessárias três linhas para cada um, que formam três ângulos, agora veja o exemplo a seguir.

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

Podemos observar que nos triângulos comuns há três linhas e três ângulos, enquanto na pirâmide depois da junção dos dois triângulos a pirâmide apresenta quatro lados triangulares, somente cinco linhas e seis ângulos, quase o dobro de informações para a formação dos triângulos, ou seja, criou-se uma imagem tridimensional, com altura, largura e profundidade. Portanto, há varias definições para imagens tridimensionais, sendo que, podemos afirmar que uma imagem tridimensional é uma imagem que simula o realismo.

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