A Pluralidade Cultural
Por: Ricardo Silva • 30/8/2016 • Relatório de pesquisa • 565 Palavras (3 Páginas) • 2.364 Visualizações
O que é pluralidade cultural?
Respeitar as diferenças de grupos e culturas que compõem o étnico brasileiro e mundial, incentivando o convívio dos diversos grupos e fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural, propondo os respeitos e as diferenças. E ao mesmo tempo, valorizar a própria identidade cultural e regional. Lutarmos por um mundo em que o respeito das diferenças seja à base de uma visão de mundo cada vez mais rica para todos nós.
Vídeo sobre pluralidade Cultural:
https://www.youtube.com/watch?v=QQ__dnK-iFs
https://www.youtube.com/watch?v=6uc8zzsPdv0
Referencia:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro101.pdf
Por que este conceito se mostra um desafio para a educação escolar?
O grande desafio da escola é o reconhecimento das diversidades, como parte inseparável da identidade nacional e conhecer a riqueza representada por essa diversidade cultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro, investindo na superação de qualquer tipo de discriminação e valorizando a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade. Nesse sentido, a escola deve ser local de aprendizagem de que as regras do espaço público permitem a coexistência, em igualdade, dos diferentes. O trabalho se dá a cada instante, exige que a escola alimente uma “Cultura da Paz”, baseada na tolerância, no respeito aos direitos humanos e na noção de cidadania compartilhada por todos os brasileiros. O aprendizado não ocorrerá por discursos, e sim num cotidiano em que uns não sejam “mais diferentes” do que os outros.
Referencia:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf
Quais ações podem ser implementadas para que o respeito a ela se efetive na escola?
Tratar da diversidade cultural, reconhecendo-a e valorizando-a, e da superação das discriminações é atuar sobre um dos mecanismos de exclusão tarefa necessária, ainda que insuficiente, para sociedade mais plenamente democrática. Historicamente, registra-se dificuldade para se lidar com a temática do preconceito e da discriminação racial/étnica.
Proposta curricular voltada para a cidadania deve preocupar-se necessariamente com as diversidades existentes na sociedade, uma das bases concretas em que se praticam os preceitos éticos. É a ética que norteia e exige de todos, e da escola e educadores em particular, propostas e iniciativas que visem à superação do preconceito e da discriminação. A contribuição da escola na construção da democracia é a de promover os princípios éticos de liberdade, dignidade, respeito mútuo, justiça e eqüidade, solidariedade, diálogo no cotidiano; é a de encontrar formas de cumprir o princípio constitucional de igualdade, o que exige sensibilidade para a questão da diversidade cultural e ações decididas em relação aos problemas gerados pela injustiça social
Utilizo os meios de tecnologia como trabalho em sala, para orientar, conhecer e mudar a visão sobre a cultura de diversas regiões.
Com isso os alunos deve trabalhar com os:
Conceito de cultura e citar os principais elementos que configuram a cultura de um determinado local.
Fazer questionário com os alunos sobre os aspectos culturais do Brasil e os principais povos responsáveis pela disseminação cultural.
Feito isso, dividimos a turma em cinco grupos, sendo cada um responsável por uma Região do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul), onde aspectos culturais de cada Região deverão ser pesquisados. Os alunos deverão realizar estudos sobre a culinária típica, danças, festas populares, manifestações religiosas, de forma que o potencial de cada grupo seja explorado ao máximo.
...