A Vulnerabilidade
Por: Mariana Fiorini • 1/5/2016 • Artigo • 760 Palavras (4 Páginas) • 181 Visualizações
VIRTUALIZAÇÃO DE UM SERVIDOR WEB
Um servidor Web é um programa de computador responsável por aceitar pedidos HTTP de clientes, geralmente os navegadores, e servi-los com respostas HTTP, incluindo opcionalmente dados, que geralmente são páginas web, tais como documentos HTML com objetos imbutidos. A virtualização de servidores funciona com o uso de software que irá simular parcial ou completamente o hardware em que será executado um sistema operacional, não necessariamente o mesmo do sistema hospedeiro, é essa a grande vantagem da virtualização, simular um hardware que não se tem nativamente.
2 METODOLOGIA
Ferramentas utilizadas:
Apache: O Apache é responsável por disponibilizar páginas e todos os recursos que podem ser acessados pelo internauta. Envio de e-mails, mensagens, compras online e diversas outras funções podem ser executadas graças a servidores como o Apache. O Apache é distribuido sob licença GNU, ou seja, é gratuito e pode ser estudado e modificado através de seu código fonte por qualquer pessoa.
Em relação ao Hardware para suporte ao servidor, tudo depende da aplicação. Contudo, um computador com processador Pentium e 64MB de memória RAM já é capaz de executá-lo sem grandes problemas em um ambiente corporativo pequeno.
O apache dispõe de um módulo denominado de mod_ssl, o qual adiciona a capacidade do servidor de atender solicitações usuando o protocolo HTTPS. Esse protocolo faz uso da camada SSL para criptografia de todos os dados tranferidos, proporcionando maior segurança entre o tráfego de dados, cliente e servidor.
Phpmyadmin: É utilizado para administração on line do banco de dados MySql. A aplicação em si não é mais do que um conjunto de ficheiros escritos em PHP, os quais podem copiar no nosso servidor web, de modo que quando acendemos esse ficheiro vemos uma página onde podemos encontrar as bases de dados às que temos acesso no nosso servidor de base de dados e todas as suas tabelas. A ferramenta permite criar tabelas, inserir dados nas tabelas existentes, navegar pelos registros das tabelas, editar e apagar.
PHP5: É uma linguagem interpretada livre, usada originalmente apenas para o desenvolvimento de aplicações presentes e atuantes no lado do servidor, capazes de gerar conteúdo dinamico na Web. Em Julho de 2004 foi lançada a versão 5 do PHP, introduzindo um novo modelo de orientação a objeto, incluindo a reformulação dos construtores e adição de destrutores, visibilidade de acesso, abstração de objeto e interfaces de objetos. O tratamento de objetos do PHP foi completamente reescrito, permitindo um desempenho melhor e mais vantagens. Enquanto na versão anterior era preciso muito esforço para atender à orientação a objetos, o PHP5 veio para sanar esse deficiencia.
Tipo de serviço: No nosso caso estamos utilizando o IaaS: Infraestrutura como serviço.
O IaaS é a camada basica e estrutural para o funcionamento da computação em nuvem. Ela representa toda a parte física como servidores, datacenters, hardwares e equipamentos de energia. É ela que garante o funcionamento do serviço e permite que a plataforma trabalhe na criação do sistema a ser utilizado. A infraestrutura pode ser alocada tanto dentro da empresa, exigindo a implementação dos hardwares necessários para o processo, como fora dela, em provedores terceirizados que podem estar localizados até
...