Aps Unip
Por: Alex Assunção • 18/9/2015 • Trabalho acadêmico • 4.225 Palavras (17 Páginas) • 1.141 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
Alex Junior - B42CFJ-7
Cassio Silva - B17413-7
Juliana Oliveira - B29938-0
Paloma Bonillo - A946BJ-6
Vinicius Cunha - B4938D-3
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - 4° e 5º SEMESTRE
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - CC4P33/CC5P33
SÃO PAULO
2014
SUMÁRIO
OBJETIVO
INTRODUÇÃO
FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO DE DADOS EM REDE
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÃO
PROJETO
RELATÓRIO COM AS LINHAS DE CÓDIGO
APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA EM FUNCIONAMENTO EM UM COMPUTADOR
BIBLIOGRAFIA
FICHA DE ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS
OBJETIVO
Nosso trabalho tem como intuito trazer, através de nossos conhecimentos em programação, um pequeno software, que funciona como um chat. Sendo assim teremos a possibilidade de enviar e receber mensagens instantâneas através de uma conexão servidor/cliente.
Ao decorrer deste trabalho, deixaremos claro como o código funciona, qual é a linha de raciocínio que deve ser considerada para que o algoritmo funcione. Ilustraremos o funcionamento do chat para uma maior interação para aquele que visualizar nosso projeto. Mostraremos também a aplicação da técnica dos sockets de Berkeley que se trata da base para a maioria das interfaces entre protocolos de internet TCP/IP.
O que nos motivou a realização deste trabalho foi exatamente o interesse em aplicar nosso conhecimento em programação de uma forma visível e interativa para que outras pessoas possam, inclusive, fazer utilidade dela.
INTRODUÇÃO
Com o avanço tecnológico e juntamente com a necessidade do ser humano necessitar de receber informações o mais rápido possível, ele precisou aprimorar os métodos com que trocava informações. Escrever um e-mail até então era algo que apesar de útil e relativamente considerado rápido, muitas vezes não atendia a demanda de informações em que a pessoa deste lado necessitava mandar para a outra.
E foi com essa necessidade que o finlandês Jarkko Oikarinen em 1988 desenvolveu um sistema de troca de mensagens, nomeado como IRC (Internet Relay Chat) que utilizasse o protocolo TCP/IP em que poderia conectar diversas pessoas em conversas públicas ou até mesmo privadas. A utilização da mesma começou a se expandir e com o decorrer de poucos meses já se utilizavam deste sistema em algumas faculdades da Finlândia. No entanto, foi em 1993 que o IRC tomou uma proporção maior e de muito destaque, durante a Guerra do Golfo ele serviu de meio de comunicação instantâneo entre pessoas que tinham acesso a internet em universidades do Oriente Médio.
Depois de certo tempo, outras empresas começaram aderir a troca de mensagens instantâneas, a Microsoft necessitava ter um representante que pudesse ser tão eficiente quanto o IRC, e foi assim que criaram o MSN que além de poder efetuar troca de mensagens, posteriormente trouxe a possibilidade de realizar chamadas de vídeo.
Apesar de todos acharem que tudo começou com o clássico ICQ, isso é uma afirmação errada, pois o ICQ veio depois mesmo do próprio MSN, como mostrou temporariamente ser mais eficiente que o seu concorrente, todos achavam que ele seria o pai da troca de mensagens instantâneas. Infelizmente o ICQ caiu em desuso graças à interface mais agradável e mais opções de ferramentas que o MSN oferecia.
Aqui no Brasil, a troca de mensagens instantâneas começou com os bate-papos, mais especificadamente o Bate-Papo UOL, todas as pessoas utilizavam no intuito de conhecer outras. Popularizou-se de uma forma muito rápida, bastava inserir um Nickname e pronto, você poderia conversar com todas as pessoas de suas respectivas salas.
O nosso chat usa uma interface muito semelhante à usada nestes canais de bate-papo, uma pessoa se conecta a uma sala (Servidor) e assim podem trocar mensagens entre si.
Nosso projeto foi totalmente feito através da linguagem de programação Java, juntamente baseado no conceito de sockets de Berkeley, que uma são uma API (Interface de Programação de Aplicativos) que se encarrega de suportar diversos protocolos e também diversos formatos de dados e até mesmo de endereços, foi desenvolvido pela Universidade da Califórnia, Berkeley na década de 1980 e com o intuito de desenvolver um sistema operacional, acabou como resultado criando uma interface de comunicação de rede capaz de se comunicar com qualquer protocolo UDP ou TCP. Com o decorrer deste trabalho iremos abordar qual foi o levantamento de idéias e todos os processos que foram utilizados para que o código funcionasse conforme idealizamos. Apresentaremos fluxogramas para explicar o funcionamento do código, o português estruturado e o código-fonte propriamente dito, para que fique claro toda a operação.
FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO DE DADOS EM REDE
Neste tópico abordamos uma visão geral sobre a história e fundamentos da comunicação de dados em rede. Tomamos como objetivo expor de maneira geral, como surgiu, evoluiu e funciona atualmente esse meio de comunição.
A Informática está no nosso cotidiano em supermercados, no banco, no escritório e na escola. Não existe mais vida funcional sem informática. Na vida profissional, o conhecimento da Informática se tornou tão importante que podemos falar em um novo tipo de analfabetismo: o dos analfabetos em computador. O desconhecimento da Informática exclui as pessoas da disputa por melhores empregos e atividades profissionais.
Com o crescimento da tecnologia tivemos também a crescente necessidade de troca de informações, em contraposição com o telefone, em que os elementos encontram-se nos extremos da comunicação, inviabilizando o envio de qualquer coisa além da voz. Foram desenvolvidas então, as redes de comunicação de dados digitais, que são redes em que a informação corre sob a forma binária. Sendo que nossas máquinas manipulam informação na forma binária, as redes digitais foram consideradas adequadas à transferência de informação entre as mesmas. As redes de comunicação de dados, também denominadas como redes de computadores, se desenvolveram a um ritmo avolumado, sobretudo devido aos avanços nas áreas da microeletrônica e da informática, sendo hoje imprescindíveis em praticamente todas as áreas de atividade profissional. Estas redes disponibilizam aos usuários uma serie de vantagens que as tornam atrativas. Entre outras, podemos destacar a possibilidade de acesso a computadores remotos, o uso e a partilha de recursos diversificados e/ou dispendiosos, o acesso a informação e a facilidade de transferência de dados.
...