As Cidades Inteligentes
Por: Kennedy Martinez • 6/5/2019 • Relatório de pesquisa • 953 Palavras (4 Páginas) • 364 Visualizações
INSERIR LOGO DA INSTITUIÇÃO[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
JUNDIAI
2019
kennedy mendes martinez de freitas[pic 6]
(Caixa alta, fonte Arial 16, centralizado)[pic 7]
cidades inteligentes
SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER
(Título em caixa alta, fonte Arial 16, em negrito; subtítulo em caixa alta, fonte Arial 16, sem negrito)
Projeto apresentado ao Curso de Engenharia da Computação da Instituição Faculdade Anhanguera
Orientador: Jessica Lopes
Jundiaí
2019
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 O PROBLEMA 5
2 OBJETIVOS 5
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 5
3 JUSTIFICATIVA 6
No sumário, os títulos são colocados em negrito e em CAIXA ALTA (todas as letras em maiúsculo), enquanto os subtítulos permanecem em CAIXA ALTA, contudo, sem destaque de negrito.
Importante: lembre-se de atualizar o número das páginas do sumário antes de submeter sua atividade para avaliação. Encaminhe um trabalho limpo, enviando apenas o que a atividade solicita.
1 INTRODUÇÃO
Em meio ao avanço tecnológico dos tempos modernos e aumento cada vez maior da população mundial, os recursos naturais nunca foram tão precisos quanto antes. Existe a necessidade de uma eficiente sustentabilidade para que estes recursos não se acabem, mas que possam ser usados com responsabilidade para as futuras gerações.
Sustentabilidade é o desenvolvimento que supre as necessidades da geração atual, mas que não compromete as necessidades das futuras gerações. (WFF, 2019) E o aumento da população coloca essa questão como essencial, visando o futuro; e com a implementação das cidades inteligentes torna-se viável e eficaz essa questão.
Cidades inteligentes é uma confluência entre tecnologia e sustentabilidade, uma vez que primeiramente são levantados os problemas em questão e também as melhorias que podem ser realizadas. Após, verificar em questão de tecnologia para a o que pode ser realizado e implementado para a melhor sustentabilidade.
1.1 O PROBLEMA
Os recursos naturais estão sendo cada vez mais utilizados pela grande massa de população, nascem por ano 81 milhões de pessoas, equivale à população da Alemanha, apesar de não ser possível estimar o limite da Terra, sabe-se que os recursos são limitados. (VEJA,2015)
O problema é, que caso não exista uma administração dos recursos eles irão se esgotar, e o uso excessivo já está deixando numa situação de risco (SUPERINTERESSANTE, 2012) Com as cidades inteligentes tudo poderia estar sendo monitorado por câmeras e sensores, compartilhado via conexão de fibra ótica, deixando todas as questões integradas para melhor gerenciamento. Mas como funcionam as cidades inteligentes? Que setores modernizariam? E de que forma as gerenciar melhor com as cidades inteligentes?
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
Estudar a questão das cidades inteligentes e sua relevância em nos maiores centros do mundo.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
Entender o funcionamento das cidades inteligentes.
Estudar seu abrangimento para com as tecnologias dentro dos setores das cidades.
Demonstrar a forma que as cidades inteligentes gerenciam melhor os setores estudados.
3 JUSTIFICATIVA
As cidades inteligentes tem como premissa usar tecnologias para a melhoria da infraestrutura e tornar lugares mais eficientes e melhores de se viver. Com isso grandes empresas de tecnologia estão estudando formas de implantação de inovações tecnológicas seja de infraestrutura quanto de sensores e smart hardwares para que a integração urbana seja realizada e benéfica a toda população.
...