BENCHMARK
Por: Mateus Justo • 21/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.253 Palavras (6 Páginas) • 277 Visualizações
BENCHMARK
INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi elaborado com o intuito de verificar o desempenho de duas máquinas (computadores) com configurações distintas, afim de melhor exemplificar o progresso.
O estudo da diferença de desempenho entre máquinas torna-se interessante para que seja possível uma melhor compreensão sobre as funções de determinado hardware. Deste modo, foi realizada uma comparação entre as memórias, barramentos, processadores e placas de vídeo de ambas as máquinas.
Para isto, foram utilizados três programas (PCMark, Super PI e Ainda 64) para extrair os dados necessários para realizar as comparações, e, assim, feita uma análise dos componentes principais a serem utilizados, neste estudo, de cada computador.
CARACTERIZAÇÃO DAS MÁQUINAS UTILIZADAS
Para a elaboração do presente trabalho, foram utilizadas duas máquinas distintas, sendo a primeira um desktop, e a segunda, um notebook. O motivo pelo qual foram escolhidas estas máquinas é a tamanha diferença existente entre as mesmas, como será possível perceber no tópico de análise de desempenho.
Componentes
MÁQUINA 1
MÁQUINA 2
Processador
Intel Pentium Dual-Core E5500 (2.80GHz)
Intel Core i7-4500U (1,80GHz overclok 50%)
Cache L1
64KB
128KB
Cache L2
2048KB (2MB)
512KB
Cache L3
Não possui
4096KB (4MB)
Litografia
45nm
22nm
Placa Mãe
Asus P5KPL-AM SE
Asus X450LCP Series Notebook
Chipset da Placa Mãe
Intel Bearlake G31
Intel Lynx Point-LP, Intel Haswell
Memória do Sistema
2048 MB (DDR2)
8011 MB (DDR3)
DirectX
11.1
11.2
Placa de Vìdeo
ATI Radeon HD 5770
NVIDIA GeForce 710M
Disco Rígido (HD)
Hitachi 164GB
Toshiba 750GB
Sistema Operacional
Microsoft Windows 7 Ultimate
Microsoft Windows 8.1 Professional
CARACTERIZAÇÃO DOS SOFTWARES UTILIZADOS
Para que se tornasse possível analisar de forma clara os componentes existentes nas máquinas, foi utilizado o programa Aida64 Extreme (Versão 5.20.3400), eis que apresenta informações detalhadas sobre o hardware, auxiliando assim, de forma prática, na caracterização. Além disso, também oferece benchmark de disco e benchmark de memória e cache, que foram aplicados na análise de desempenho.
O outro programa utilizado foi o PCMark 8 Basic Edition (Versão 2.4.304), onde foram reproduzidos os benchmaks “Home” (que verificou atividades comuns realizadas em casa, como buscas na web, escrever, edição de fotos, vídeo conferências, e desempenho em jogos casuais), “Creative” (que realizou uma performance mais profissional, analisando testes de buscas na web, edição de fotos e vídeos, vídeo conferências em grupo, transcodificação de mídias – converter de um formato para outro – e desempenho em jogos), e “Work” (observando como se fosse uma atividade habitual de serviço, incluindo buscas na web, escrever, vídeo conferências e criação de planilhas), afim de melhor analisar o desempenho de cada máquina.
E, por fim, também foi utilizado o programa denominado Super PI / mod1.5 XS (Versão 1.1), que serve para verificar quanto tempo leva para escrever determinada quantidade de casas do número PI (π – 3,14...), podendo ser de 16 mil casas até 32 milhões de casas.
ANÁLISE DE DESEMPENHO
1. Memória
Os parâmetros fundamentais para análise da memória inferem quanto ao seu tamanho, sendo o número de palavras que o processador executa a cada ciclo de clock, aumentando a funcionalidade do sistema; e a latência, que, inversamente proporcional ao tamanho, condiz a velocidade que os programas são executados.
O AIDA64 realizou testes das Cachês e especificou, de acordo com os processamentos em uso, o tamanho e a latência de cada Cache, conforme consta nas figuras abaixo, da máquina 1 e da máquina 2, assim respectivamente:
Analisando as imagens é possível verificar que a máquina 2 possui maior capacidade de armazenamento, logo, o tempo de latência é menor, e os processos funcionam de maneira mais rápida e eficaz. A utilização de uma terceira cache (L3) favorece na subdivisão da memória para a eficiência do tempo das execuções e do princípio de localidade.
2. Barramentos
Os parâmetros métricos para análise dos barramentos consistem no número de linhas de comunicação e na frequência com que os dados são transmitidos, em suma, a largura da banda é a métrica consequente das características anteriores.
Conforme o AIDA64 expôs, a largura do bus de 64 bits da máquina 1, para 128 bits da máquina 2, assim como o clock efetivo de 809MHz da primeira máquina, versus o clock efetivo 1600MHz da segunda máquina, exemplifica a diferença de potência quanto a transmissão de informações. Não obstante, a largura da banda demonstra explicitamente a quantidade de dados que os barramentos podem suportar, sendo 6475MB/s para a máquina 1, e 25600MB/s para a máquina 2; ressaltando a qualidade da segunda máquina em comparação com a primeira, conforme respectiva
...