Criando E-commerce utilizando Gerenciamento de Projetos
Por: FP_AMARAL • 26/1/2021 • Monografia • 2.892 Palavras (12 Páginas) • 229 Visualizações
[pic 1]
FERNANDO PAES DO AMARAL
RA: 612105110
CRIANDO UM E-COMMERCE UTILIZANDO GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos necessários para obtenção do certificado do curso Master In Project Management de pós-graduação lato sensu da Universidade Nove de Julho.
Orientador: André Luis Missano
São Paulo
2019
Apresentação
A internet é uma ferramenta presente no cotidiano da grande maioria das pessoas na contemporaneidade, sendo usada para todo tipo de atividades desde lazer, como usar redes sociais e jogos, ao cumprimento de tarefas profissionais, como comunicação com clientes, além de ferramentas para estudo e uso pessoal.
Neste contexto a internet, com suas amplas possibilidades de uso, tem crescido em influência no modo como as empresas realizam seus negócios, fazendo com que as organizações adentrem o ambiente online, como redes sociais, para manter contato mais próximo com clientes, e não apenas, as organizações tem se informatizado aumentando o uso das tecnologias e de ferramentas online (SILVA; DAOLIO, 2017).
Sites especializados em vendas online como o Mercado Livre tem se diversificado e inspirado muitos empreendedores a adentrarem no campo das vendas digitais. Neste contexto, tem crescido o número de comércios eletrônicos, o “[...] e-commerce, é uma ferramenta que vem crescendo rapidamente no mundo, graças aos avanços da tecnologia, globalização e crescimento do número de usuários da internet, tornando-se uma nova alternativa para as empresas” (COELHO; OLIVEIRA; ALMÉRI, 2013, p.64).
Assim sendo, o presente trabalho traz como caso de estudo a proposta de construção de um e-commerce, voltado para o ramo de roupas, calçados e acessórios femininos, elencando todos os procedimentos necessários para sua abertura, como análise de concorrência, planejamento estratégico, planejamento de logística, desenvolvimento da loja virtual em si e o planejamento do marketing digital, para divulgação do negócio e capacitação de clientes.
Pretende-se demonstrar com a construção deste caso como o gerenciamento de projetos pode ser aplicado para construção de um e-commerce, evidenciando assim que o fato de ser um negócio virtual não significa que não haverá necessidade de planejamento e destacando que as ferramentas tradicionais da gestão de projetos podem ser aplicadas com sucesso a construção deste tipo de empreendimento.
Para tanto foram aplicadas ferramentas como a análise SOWT, o umbrainstorming e o 5W2H, tudo com vistas a estabelecer um projeto satisfatório para um e-commerce perfeitamente aplicável em consonância com a realidade do mercado de negócios neste ramo.
A análise deste caso o qual se apresenta como uma proposta pauta-se em questionamento central, o qual norteou todo seu desenvolvimento: quais procedimentos administrativos e analíticos são necessários para abrir um e-commerce de sucesso voltado ao mercado de roupas, calçados e acessórios femininos?
Vender na internet pode parecer simples a princípio, mas todo administrador/ gestor precisa compreender que, como qualquer negócio, um e-commerce está fadado ao fracasso se não for bem planejado desde o início e gerido adequadamente (SOUZA; GAUCHE; PEREIRA, 2018).
Assim, entende-se que não basta dispor de um bom produto, ou de muitos produtos em estoque, fazer um site e iniciar as vendas, se não houver um processo de planejamento por trás que respalde todos os procedimentos que serão necessários a execução do negócio, o negócio corre sérios riscos de não se sustentar, seja por falhas logísticas, pela não existência de um planeamento financeiro ou até mesmo por falha do próprio equipamento tecnológico usada, em suma, sem planejar os riscos são muitos e contundentes.
A internet e suas possibilidades para negócios bens sucedidos são uma perspectiva real de futuro para as organizações, perspectiva esta que já se faz presente na realidade atual. Este é o principal ponto a ser destacado com essa proposta. No entanto, por se tratar de mercado novo ainda, em expansão, as potencialidades são muitas, assim como as possibilidades de melhoria.
Trata-se, portanto, de definir estratégias viáveis para um comercio online:
Conforme o mundo corporativo foi aos poucos enfrentando situações de competição, em que a racionalização e a compreensão dos desafios tiveram que ser com mais apreço assimilados, foi necessário utilizar metodologias que pudessem tornar as organizações mais eficazes. A partir desta percepção a “estratégia” passou a fazer parte do dia a dia das organizações nos quatro cantos do mundo e passou a ser chamada de Planejamento Estratégico ou Estratégia Empresarial (SOUZA; GAUCHE; PEREIRA, 2018, p.05).
Há muitos aspectos que podem ser melhorados na construção de um e-commerce com a aplicação das ferramentas de gerenciamento de projetos, como a determinação correta de prazos, mensuração realista de valores para orçamentos, definição estratégica de marketing bem como a gestão de recursos humanos e materiais voltada a obtenção de resultados específicos para um negócio digital.
Destarte, tudo isso é abordado nos tópicos a seguir.
Criando um e-commerce utilizando gerenciamento de projetos
- Introdução
Trata-se de um e-commerce (comércio eletrônico ou loja online) voltada ao setor de calçado e vestuário com foco no público feminino. A organização tem como nome fantasia Dian Presentes.
A loja vai oferecer online diversos modelos de roupas da moda, tanto para inverno quanto verão, com vestidos, calças, shorts, blusas de manga curta e longa, casacos, sobretudos, suéteres, saias, macacões, sapatos diversos, botas, sandálias, chinelos e uma linha de acessórios com bijuterias e semi-jóias para complementar o visual, além de chapéus, cachecóis, lenços e bolsas.
Assim, o negócio tem um foco especifico, com um site planejado para oferecer diversidade de produtos a um público de mulheres adultas, com peças que agradem desde jovens dos 18 aos 30 anos, até mulheres mais maduras entre 30 a 50 anos.
...