O Gerenciamento de Capacidade
Por: testedoteste2 • 25/8/2017 • Artigo • 407 Palavras (2 Páginas) • 222 Visualizações
UNIARA
Centro Universitário de Araraquara
CLAYTON RODRIGO DE CARVALHO
GERENCIAMENTO DE CAPACIDADE
ARARAQUARA, SP
2015
UNIARA
Centro Universitário de Araraquara
CLAYTON RODRIGO DE CARVALHO
GERENCIAMENTO DE CAPACIDADE
Trabalho da Disciplina Itil_Information Technology Infrastructure Library (ITIL) à Universidade Uniara de Araraquara, como parte dos requisitos necessários para aprovação parcial na disciplina sob a orientação do Professor João Henrique Gião Borges.
ARARAQUARA, SP
2015
SUMÁRIO
1. crítica à proposta DO PLANO DE CAPACIDADE e suGESTÕES PARA modificações 4
1.1 Utilizar informações sobre o atual uso de recursos 4
1.2 Definir alguns tipos de riscos 4
1.3 Opções para melhoria 4
REFERÊNCIA 5
1. crítica à proposta DO PLANO DE CAPACIDADE e suGESTÕES PARA modificações
Acredito que o Plano de Capacidade é um plano bem coerente e oportuno, e em minha opinião esse plano está muito bom, até porque não tinha conhecimento de nenhum Plano de Capacidade, mas em pesquisa que realizei acredito que esse plano poderia ter apenas algumas melhorias em algumas etapas do Plano de Capacidade que o professor proporcionou à nós como:
1.1 Utilizar informações sobre o atual uso de recursos
Ou seja, o monitoramento da utilização dos recursos atuais de TI e essencial para prover informações sobre como as atividades de negócio consomem os tipos de serviços de TI. Através de uma análise de consumo, conseguimos realizar uma identificação de quantos serviços são demandados para TI, cada vez que um funcionário novo é contratado pela organização, ou quanto de recursos de TI é necessária.
1.2 Definir alguns tipos de riscos
Para que possamos prever dentro do plano de capacidade, com certeza existem alguns riscos. E possível lembrar e sintetizar quais riscos a área de negócio pode nos proporcionar, tipos de serviços e componentes de TI estarão submetidos e quais riscos serão abrangidos (resolvidos) e como.
1.3 Opções para melhoria
Elaborar uma lista de sugestões dentro do plano de capacidade para melhorar a estrutura que a TI irá precisar, incluindo contratações, substituição de serviços, componentes (materiais e serviços), adaptações dos mesmos etc.
Acredito que esse três pontos propostos são uma simples sugestão e não exatamente críticas, pois meu conhecimento tanto teórico como prático não é muito relevante em relação ao plano de capacidade, mas espero ter conseguido agregar algumas expectativas.
REFERÊNCIA
PALMA, Fernando. 10 passos para elaborar um Plano da Capacidade de TI. PORTALGSTI. 2011. Disponível em: http://www.portalgsti.com.br/2012/08/10-passos-para-elaborar-um-plano-da.html. Acesso em: 25 ago. 2015.
...