TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IMPACTO DA INFORMÁTICA NA SOCIEDADE

Por:   •  6/3/2018  •  Monografia  •  8.494 Palavras (34 Páginas)  •  3.545 Visualizações

Página 1 de 34

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

“PAULA SOUZA”

CURSO TÉCNICO EM INFORMATICA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOS DE INFORMÁTICA 2010

O IMPACTO DA INFORMÁTICA NA SOCIEDADE

MOCOCA – SP

2010

Índice

1. INTRODUÇÃO 7

2. O SURGIMENTO DO COMPUTADOR 8

2.1. MÁQUINA E FERREMENTA DE ENSINAR 11

3. A CHEGADA DA INFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO AUXILIADOR NO BRASIL 12

3.1. EVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA NA ESCOLA BRASILEIRA. 15

3.2. A INFLUÊNCIA AMERICANA E FRANCESA NA INFORMÁTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA 16

4. A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO E O MODO COMO ELA DEVE SER UTILIZADA 18

5. A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO 21

6. O ENRIQUECIMENTO PROPORCIONADO PELAS NOVAS TECNOLOGIAS 23

6.1. RECURSOS DA INTERNET 25

6.2. FORMAÇÃO DO PROFESSOR 26

7. EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA 27

8. EDUCAÇÃO ESPECIAL 30

9. SOFTWARE E APLICATIVOS NA EDUCAÇÃO 32

9.1. COMO ESCOLHER UM SOFTWARE EDUCATIVO 33

9.2. LINKS DE SOFTWARES EDUCATIVOS 38

10. O IMPACTO DA INFORMÁTICA NA SOCIEDADE 39

11. CONCLUSÃO FINAL 40

RESUMO

O computador não foi como vários surgimentos tecnológicos que surgiram por acaso e a cada ano este hardware passa por diversos aprimoramentos. Hoje em dia, o computador é o grande centro de informações que auxilia o desenvolvimento de todo o mundo. Assim, exaltamos o uso do mesmo como um auxiliar na educação.

A informática na educação brasileira surgiu através da influência francesa e americana. No Brasil a informática é utilizada para fazer com que o aluno tenha vontade de saber o que esta fazendo, forçando seu conhecimento e assim fazendo com que ele adquira mais sabedoria.

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste estudo é identificar a importância da informática na educação, pesquisando seus avanços e seus impactos na sociedade. Propusemos este assunto por ser escasso, mas com grande importância na sociedade em geral.

2. O SURGIMENTO DO COMPUTADOR

Ao contrario de vários surgimentos tecnológicos, que alguém desenvolveu ou descobriu por engano, o computador não surgiu do nada, ele foi se aperfeiçoando através de estudos que foram o aprimorando constantemente até se tornar o que ele é hoje. Em muitas experiências o resultado obtido não era o esperado, até alguém descobrir alguma novidade que mudaria o rumo da experiência e em alguns desses passos dados para o aprimoramento das maquinas foram criados a principio aquelas grandes maquinas que ocupavam muito espaço, da qual certamente todos já ouviram falar. Nos dias atuais o desenvolvimento dos computadores é constante, passando a idéia de que um computador só será bom no momento que sair da loja, depois disso será criado um melhor com muito mais funcionalidades.

No ano de 1617 aproximadamente o matemático John Napier que descobriu os logaritmos, na procura de achar algo que ajudasse na multiplicação de senos inventou uma maquina feita com cilindros de ossos, o que facilitava na hora de operações matemáticas simples como multiplicação, divisão e raízes, o que viria a ficar conhecida como os “Ossos de Napier”. Assim a primeira régua de calculo foi criada.

Blaiser Pascal em 1642 depois de dois anos de trabalho desenvolveu uma máquina calculadora para que ajudasse o pai a calcular impostos. Foi chamada de Pascoalina e seu funcionamento era como um medidor de luz, executando assim operações como adição e subtração e o transporte de números. Com o tempo foi passando por séries de aperfeiçoamento por mais alguns matemáticos da sua época. Gottfried Von Leibnitz, em 1671 com base na idéia de Pascal, desenvolveu uma máquina calculadora que era capaz de multiplicar e dividir. Com o surgimento também do lápis, da caneta e das réguas de calculo, foram surgindo vários meios de processar dados, calcular dados e registrar dados. Joseph Marie Jacquard em 1804 desenvolveu o Tear Automático, para comando automático das operações repetitivas que os tecelões antes executavam manualmente. Era constituído por um conjunto de cartões metálicos perfurados ligados por aros metálicos, formando uma fita continua que avançava um a um onde agulhas metálicas caiam sobre os cartões. As agulhas que caiam nas perfurações correspondentes constituíam um código binário para executar uma operação. Surgiu junto com a Era Industrial.

Charles Babbage em 1822 desenvolveu o primeiro exemplo de uma máquina, utilizando partes apenas mecânicas. A construção, porém foi interrompida, pois exigiam técnicas de alto custo e muito avançadas para a época. Babbage e sua companheira trabalharam anos no projeto de construir o projeto da maquina analítica (com memória e capacidade para programação). O que nunca chegou ao menos serem testadas devidas limitações tecnológicas. A máquina Analítica de Babbage foi considerada o primeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.3 Kb)   pdf (125.1 Kb)   docx (43.2 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com