A INSERÇÃO DA MODA SEM GÊNERO E SEU IMPACTO MERCADOLÓGICO NA SOCIEDADE ATUAL
Por: sofia2503 • 13/12/2022 • Monografia • 1.278 Palavras (6 Páginas) • 115 Visualizações
SOFIA DE OLIVEIRA FERREIRA
A INSERÇÃO DA MODA SEM GÊNERO E SEU IMPACTO MERCADOLÓGICO NA SOCIEDADE ATUAL.
Projeto de Iniciação Científica apresentado ao Comitê de Pesquisa da Facamp.
Área de Pesquisa: Marketing e Moda.
Prof (a).: Dra. Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz.
Campinas
NOVEMBRO/2020
RESUMO
Este trabalho apresentará um estudo teórico referente à moda sem gênero e sua inserção na sociedade atual em busca de uma expressão alternativa, em razão da crescente
atribuição de importância aos estudos de gênero. Com base em estudos bibliográficos na geração Y (indivíduos nascidos após o início da década de 1980 até, aproximadamente, o final do século), o presente artigo se propõe a descrever a evolução da moda sem gênero e sua introdução na sociedade, além de identificar o perfil destes consumidores e elaborar uma jornada de compra, abordando a criação de novos padrões e conceitos dentro da indústria fabricante. Os resultados obtidos através de pesquisas serão utilizados para a análise do impacto mercadológico deste segmento potencial crescente no mercado contemporâneo e a criação de sugestões e recomendações para a indústria.
Palavras-chave: Comportamento do consumidor; “Geração Y”; Impacto mercadológico; Moda sem gênero.
- Introdução
O presente projeto propõe através de pesquisas
bibliográficas um estudo teórico a respeito da evolução da moda sem gênero, seu surgimento no passado e o crescente fortalecimento na sociedade contemporânea. Analisando os consumidores da geração Y, sua influência neste segmento potencial crescente no mercado e as principais dificuldades e impactos mercadológicos que as empresas sofrem com a nova padronização na indústria.
- Fundamentação Teórica
A moda passa por diversas transformações desde sua criação e em razão da crescente importância sobre o termo agênere vem se adaptando e promovendo maior liberdade de expressão através de uma modelagem prática.
Historicamente foram estabelecidos padrões em termos de gênero que explicitam as relações entre homens e mulheres, e consequentemente, moldam definições acerca da feminilidade e masculinidade. Tal padronização aliada a constituição de uma masculinidade hegemônica, deram ao homem a possibilidade de controle e dominação da mulher, visando um modelo intangível. (PISCITELLI, 2002).
A moda sem gênero foi introduzida visando a quebra de estereótipos e conceitos que impõem a definição sobre a feminilidade e a masculinidade criando assim, uma modelagem única. Apesar de ser um assunto presente na sociedade contemporânea, este segmento pode ser visto desde a década de 20, através da estilista francesa Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco Chanel, que elaborava roupas para mulheres baseadas no que os homens vestiam.
Os consumidores da geração milênio cada vez mais buscam roupas que lhes agradam independentemente se foram criadas para um gênero específico, como visto em diversos famosos influentes na mídia atual. Devido a isso, as empresas devem se adaptar e analisar esta nova jornada de compra baseadas na teoria do comportamento do consumidor para não desencadear uma queda no posicionamento mercadológico.
- Problema de Pesquisa
“Qual é o comportamento dos jovens da geração milênio quanto a questão da moda agênere?”
- Objetivo do Trabalho
O objetivo do referente projeto engloba a análise em relação à geração Y e à crescente inserção da moda sem gênero na sociedade contemporânea para que assim, se estruture uma jornada de compra e estudos do consumidor alvo. Desta forma, após a execução da análise teórica, haverá o mapeamento do segmento agênere em relação aos fatores sociais e culturais, definindo o comportamento do consumidor e sua influência diante às decisões da empresa em suas ações mercadológicas; além da identificação de marcas que se assemelham aos valores presentes na moda sem gênero.
- Justificativa do Estudo
O estudo elaborado terá ênfase em identificar o comportamento da geração Y em relação a inserção da moda agênere na sociedade contemporânea, devido ao aumento significativo de estudos referentes à moda sem gênero nos últimos anos. Para que assim, se estabeleça referências direcionadas ao perfil de empresas que possuam interesse no segmento e que estas adquiram um maior êxito em suas ações mercadológicas.
Desta forma, a análise gerará uma ampliação nas informações sobre a inserção de uma nova modelagem e suas principais dificuldades de entrada no mercado, tanto em relação ao comportamento dos consumidores quanto ao comportamento da indústria.
Revisão Teórica
A revisão teórica do presente artigo consiste no estudo teórico estatístico quantitativo dos consumidores da geração Y, já que o comportamento do neoconsumidor e sua jornada de compra tem influência direta na indústria.
Desta forma, o presente projeto terá embasamento no livro “Comportamento do Consumidor Brasileiro” no qual retratará ase nos artigos “Moda sem Gênero: Conceituação e Contextualização das Tendências não Binárias”, “A Importância da Modelagem na Unificação de Gêneros.” e “Moda Agênere: uma proposta de moda que desconstrói as fronteiras de gênero?”.
- Método de Pesquisa e Forma de Análise dos Dados
O método de pesquisa consistirá em um estudo descritivo quantitativo estatístico para além de uma verificação de causa e efeito, identificando o perfil do consumidor alvo e sua jornada de compra com objetivo de uma maior análise referente a esta inserção da moda agênere na sociedade contemporânea, devido a crescente importância dada aos estudos de gênero na geração milênio.
Inicialmente serão mapeados textos, artigos e trabalhos baseados em um referencial teórico e posteriormente será elaborada uma pesquisa de campo com questionário estruturado, visando estudar de forma direta o comportamento destes consumidores e identificar os impactos que a inserção e ampliação do segmento agênere resultará para a indústria contemporânea.
...