O MEMORIAL DESCRITIVO COMO PROCESSO DE AVALIAÇÃO PARA RESIDÊNCIA MULTIPROFISIONAL EM SAÚDE COLETIVA
Por: 01929 • 30/9/2021 • Trabalho acadêmico • 1.538 Palavras (7 Páginas) • 263 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP
RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NA ENFERMAGEM
ELYSANDRA MAYARA FERREIRA DA SILVA
MEMORIAL DESCRITIVO COMO PROCESSO DE AVALIAÇÃO PARA RESIDÊNCIA MULTIPROFISIONAL EM SAÚDE COLETIVA
MACAPÁ – AP
2021
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP
RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NA ENFERMAGEM
ELYSANDRA MAYARA FERREIRA DA SILVA
MEMORIAL DESCRITIVO COMO PROCESSO DE AVALIAÇÃO PARA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA
[pic 1]
MACAPÁ – AP
2021
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .................................................................................................. 4
CAPÍTULO 1: AVALIAÇÃO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA COM OS CUIDADOS NECESSÁRIOS ............................. 5
CAPÍTULO 2: FORMAÇÃO ACADÊMICA EM BACHARELADO EM ENFERMAGEM ................................................................................................. 5
2.1 Articulação e Conexão da Enfermagem na Residência em Saúde Coletiva na Saúde da Criança e do Adolescente ............................................................ 6
2.2 Motivações para a escolha da área de concentração ................................. 7
CONCLUSÃO .................................................................................................... 8
REFERÊNCIAS ................................................................................................. 9
ANEXOS .......................................................................................................... 10
INTRODUÇÃO
Para exercer a enfermagem, deve-se perguntar-se se é a profissão que você almeja para o resto da vida e ter certeza de que trabalhar com o público é sua vontade, pois lidar com diferentes tipos de seres humanos nos faz repensar nas escolhas que fazemos na vida.
O trabalho apresentado faz uma reflexão a respeito do memorial descritivo disposto como processo de avaliação no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva cuja finalidade é especializar profissionais de diversas áreas da saúde, por meio da formação em serviço, contribuindo para o desenvolvimento de práticas assistenciais, de gestão e de pesquisas que favoreçam a implementação e concretização dos princípios e diretrizes do SUS com vistas à inserção destes profissionais no mercado de trabalho, preferencialmente dentro do Sistema Único de Saúde e Unidades Básicas de Saúde.
A graduação em Enfermagem da Faculdade de Macapá – FAMA, tem como um dos seus propósitos formar profissionais capacitados e apaixonados pela área, para exercer a profissão com competência, dando suporte teórico e físico ao longo de sua caminhada.
A matéria que abrange o conteúdo a respeito da grade escolhida, nos dá uma direção para a especialização e mostra os diversos propósitos que a enfermagem frente a saúde da criança e do adolescente pode realizar e mudar, em ações, a realidade vivida hoje na saúde coletiva com acolhimento e amor.
CAPÍTULO 1: AVALIAÇÃO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA COM CUIDADOS NECESSÁRIOS
O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva são cursos de pós-graduação, voltados para profissionais da área da saúde (sendo: enfermeiros, biólogos, educadores físicos e psicólogos) contendo uma carga horária de 5.760 horas/aula, com carga horária semanal de 60 horas, com duração mínima de 02 (dois) anos (COREMU, 2021, p. 1)
Esta especialização é realizada em período integral, sendo necessário para seu desenvolvimento que o residente mantenha um regime de dedicação exclusiva com o programa. Pode-se afirmar que a educação, desde a formação básica até a pós-graduação, tem como objetivo comum a qualificação da força de trabalho (COREMU, 2021, p. 1)
Segundo Petroski e Oliveira (2015), a avaliação é um processo que compreende uma investigação, tanto para o docente como para o discente, tomando o conhecimento dinâmico e passível de construção, promovendo a interação durante o percurso educativo, ampliando o aprendizado.
Duarte (2015) pontua que, apesar da avaliação ser um instrumento fundamental para fornecer informações sobre o andamento do processo ensino aprendizagem, ela não deve ter como foco somente o aluno em seu desempenho cognitivo e sua capacidade de acúmulo de conteúdo, servindo como status de aprovado ou reprovado, o sim deve priorizar todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem.
CAPÍTULO 2: FORMAÇÃO ACADÊMICA EM BACHARELADO EM ENFERMAGEM
Dentre toda a grade curricular, duas disciplinas tinham como ênfase a atuação na atenção básica. Seus objetivos eram: desenvolver o cuidado de saúde à mulher, neonato, criança, adolescente, adulto e idoso na atenção primária, com ênfase nas principais necessidades de saúde do indivíduo, família e comunidades, discutindo e desenvolvendo ações de promoção, prevenção, controle e reabilitação dos principais agravos de saúde da população, orientadas pela perspectiva da integralidade, gênero, raça/etnia e geração.
Durante a realização das matérias da atuação da atenção básica, foram realizadas ações acadêmicas no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), levando alegria e cuidado as crianças e seus acompanhantes, e durante a minha estadia na Liga Acadêmica de Enfermagem (LAENF-FAMA), realizei ações solidárias em escolas com palestras educativas.
Passei quase a graduação toda decidida a exercer a profissão de enfermeira de Urgência e Emergência, mas chegado ao período de estágio em saúde coletiva quebrei todas as expectativas na UeE e me apaixonei pela atenção básica, e percebi que era aquele rumo que iria tomar. Atendimentos de pré-natal, segurando aqueles bebês e nas horas vacinais com as crianças, sempre conversando, mostrando que as “tias de branco” iriam cuidar bastante para que não doesse, me faz perceber que a saúde da criança e do adolescente na atenção básica era um sonho que iria realizar.
...