O PORTFOLIO FAZENTECH
Por: sididinei • 15/5/2021 • Trabalho acadêmico • 2.142 Palavras (9 Páginas) • 146 Visualizações
GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO: PRESENCIAL E EAD I UNIVERSIDADE UNOPAR
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
PORTFÓLIO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Situação geradora de aprendizagem SGA: FazenTECH
Aluno: Sidnei Alves de Oliveira
Tutor EAD: Tiago Barroso dos Santos
SANTA LUZIA / MG
07/11/2020
Utilizando tecnologias atuais e modernas para sistemas delivery
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO. 4
2.1 ANÁLISE ORIENTADA A OBJETOS 4
2.2 DESENVOLVIMENTO DE BANCO DE DADOS 8
2.3 LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO 12
3 CONCLUSÃO 14
1 INTRODUÇÃO
A produção textual a seguir, tem como objetivo desenvolver um sistema para gerenciamento da Fazenda de Lúcia
Serão apresentados neste trabalho os diagramas, a concepção do banco de dados com seu script e solução para otimizar, monitorar a produção e evitar prejuízos com perdas de leite da Fazenda.
2 DESENVOLVIMENTO.
2.1 ANÁLISE ORIENTADA A OBJETOS
No ciclo de vida de desenvolvimento de software, o desenvolvimento é geralmente dividido em vários estágios, conceitos abstratos e soltos usados para separar as atividades que ocorrem em cada estágio de desenvolvimento. Normalmente, essas etapas podem incluir requisitos, planejamento, design, etc.
Na análise do sistema ou estágio de análise orientada a objetos do desenvolvimento de software, os requisitos do sistema são determinados, as classes são determinadas e os relacionamentos entre as classes são determinados.
As três técnicas de análise usadas na análise orientada a objetos combinadas umas com as outras são modelagem de objetos, modelagem dinâmica e modelagem funcional.
A modelagem de objetos desenvolve a estrutura estática de um sistema de software baseado em objetos. Ele identifica objetos, classes que podem agrupar objetos e relacionamentos entre objetos. Ele também identifica os principais atributos e operações de cada classe.
Após analisar o comportamento estático do sistema, é necessário verificar seu comportamento em relação ao tempo e às mudanças externas. Este é o objetivo da modelagem dinâmica. A modelagem dinâmica pode ser definida como uma forma de descrever como um objeto responde a eventos, seja um evento interno acionado por outros objetos ou um evento externo acionado pelo mundo exterior.
Levando em consideração o estudo de caso do sistema FazenTECH, foi realizada a modelagem de operação da Análise do Sistema utilizando a ferramenta de modelagem CASE com UML. Levamos em consideração funcionalidades para conduzir os processos de criação de animais e planejamento do plantio de diversas safras na fazenda. Para abordar as áreas de planejamento da plantação e criação de animais no sistema FazenTECH, a seguir apresentarei o Modelo de Caso de Uso, Modelo de Classe e Diagrama de Máquina de Estado para a aula 'Plantio', discutindo os pontos de cada um deles.
a) O Diagrama de Use Cases:
O objetivo do diagrama de caso de uso é capturar os aspectos dinâmicos do sistema. No entanto, essa definição é muito geral para descrever o propósito, porque os outros quatro diagramas (atividade, sequência, colaboração e diagrama de estado) também têm o mesmo propósito. Estudaremos alguns objetivos específicos, que o diferenciarão dos outros quatro diagramas.
Os diagramas de caso de uso são usados para coletar os requisitos do sistema, incluindo influências internas e externas. Esses requisitos são principalmente requisitos de design. Portanto, ao analisar o sistema para integrar suas funções, serão elaborados casos de uso e identificados os participantes.
Depois de concluir as tarefas iniciais, o diagrama de caso de uso será modelado para apresentar uma visão do ambiente externo.
Figura 1: Diagrama de Caso de Uso “Criação Animal”
Figura 2: Diagrama de Caso de Uso “Plantação”
b) O Modelo de Classe:
Enquanto o modelo de classe descreve a estrutura dos objetos no sistema, os diagramas de classe expressam o modelo de classe. O diagrama de classe é um diagrama estático. Representa uma visão estática do aplicativo. O diagrama de classes é usado não apenas para visualizar, descrever e documentar vários aspectos do sistema, mas também para construir o código executável do aplicativo.
O diagrama de classe descreve os atributos e operações da classe, bem como as restrições que são colocadas no sistema. Os diagramas de classes são amplamente usados na modelagem de sistemas orientados a objetos porque são os únicos diagramas UML que podem ser mapeados diretamente em linguagens orientadas a objetos.
O diagrama de classes também é conhecido omo diagrama estrutural por mostrar uma coleção de classes, interfaces, associações, colaborações e restrições, tudo em um diagrama.
Figura 3: Diagrame de Classe
c) O Diagrama de Máquina de Estados:
Um diagrama de máquina de estado modela o comportamento de um único objeto especificando a sequência de eventos pelos quais um objeto passa durante sua vida útil em resposta a eventos.
...