O RELATÓRIO DO USO DA FERRAMENTA SCRATCH
Por: Huerbety F. Figueiredo • 14/3/2021 • Trabalho acadêmico • 778 Palavras (4 Páginas) • 133 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS
CAMPUS MANAUS – DISTRITO INDUSTRIAL
MURILO DA SILVA LISBOA
HUERBETY FERREIRA FIGUEIREDO
JOÃO VICTOR PONTES DUTRA
FRANCISCO AMARAL NETO
RELATÓRIO DO USO DA FERRAMENTA SCRATCH
Manaus – AM
2020
MURILO DA SILVA LISBOA
HUERBETY FERREIRA FIGUEIREDO
JOÃO VICTOR PONTES DUTRA
FRANCISCO AMARAL NETO
RELATÓRIO DO USO DA FERRAMENTA SCRATCH
[pic 1]
Manaus – AM
2020
SUMÁRIO[pic 2]
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 5
CONCLUSÃO 7
INTRODUÇÃO
O presente relatório tem por objetivo relatar a confecção de um jogo de nave na plataforma do scratch, com o intuito de incentivar o estudo da linguagem de programação de forma lúdica e fácil compreensão para qualquer público.
DESENVOLVIMENTO
O projeto foi desenvolvido com base em vídeos aulas encontradas na plataforma do youtube, mostrando dessa forma que toda e qualquer pessoa em pleno século XXI tem a oportunidade de se familiarizar com o mundo da tecnologia. O projeto em sua essência tem como base uma linguagem de fácil compreensão, pois a plataforma do scratch conta com uma variação muito grande de idiomas. Sem perceber e de maneira intuitiva, a pessoa começa a programar na plataforma.
No referido uso da ferramenta foi desenvolvido um jogo de nave, programado com a utilização de laços de repetição, operações matemáticas e com condição (se). Todo os objetos como nave, meteoros e as fotos de fundo foram retirados da internet, pois a plataforma permite o uso de imagens em PNG e, a mesma, trabalha de forma muito simples para anexar esses arquivos. O programa também permite a captura de sons, pois foi esse método que foi gravado os sons usados no projeto, como os sons de explosões e tiros.
O jogo permite que o usuário final possa atirar contra meteoros e naves inimigas, movendo a nave para frente, para atrás, para cima e baixo. Toda vez que a sua nave for atingida por um meteoro ou nave inimiga, o mesmo perde uma vida e retorna ao jogo com um tempo de imunidade, tempo esse que pode ser trocado de forma muito simples nas linhas de comandos do código. O usuário é considerado derrotado quando suas três vidas forem suprimidas, dessa forma se dará o término do jogo.
Todo e qualquer usuário que ler as linhas de códigos do jogo terá fácil compreensão, pois todos os comandos se dá usando palavras e conectivos do cotidiano. A ferramenta do scratch permite também o usuário a brincar com os comandos, dessa forma o indivíduo acaba aprendendo de forma autodidata. O scratch também conta com um menu resumido de um conjunto de comandos de mesma lógica de programação, ou seja, se o usuário quer inserir comando de movimento, basta o mesmo buscar no menu à esquerda da tela a palavra “movimento” que o programa mostrará várias opções de comandos, deixando apenas o trabalho de escolha para o usuário.
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