Os Fundamentos HTML 5
Por: Pamela Lima • 1/10/2015 • Artigo • 1.238 Palavras (5 Páginas) • 164 Visualizações
HTML5 Fundamentos
1.1.A história da HTML
HTML (Hypertext Markup Language) é uma linguagem para publicação na Web
baseada no conceito de hipertexto, ou seja, elementos que se conectam entre
si formando uma rede de informação. Esses elementos podem ser áudio, vídeo,
texto etc.
O hipertexto possibilita a comunicação de dados e a organização de
conhecimentos e informações. Nesse contexto, a HTML surge como proposta
de linguagem universal, entendida por vários meios de acesso, para distribuição
global dessa informação.
Tim Berners-Lee desenvolveu a linguagem HTML. A linguagem se tornou
popular na década de 1990, quando desenvolvedores e fabricantes de
browsers a transformaram em uma linguagem base. Em 1997, com a versão
3.2 desenvolvida pelo W3C, ela se torna uma linguagem padrão.
Desde sua criação, a HTML tem como uma de suas principais características a
interoperabilidade, ou seja, pode ser usada em vários dispositivos, plataformas
ou outros meios de acesso.
Em 2004, surge o WHATWG (Web Hypertext Application Technology Working
Group), grupo formado por especialistas das grandes corporações de TI, que
discordava dos caminhos da Web até então e que decide desenvolver uma nova
linguagem, uma linguagem mais flexível para Web: HTML5.
Em 2006, houve o reconhecimento do trabalho do grupo. O próprio Tim
Berners-Lee se juntou ao WHATWG e, oficialmente, em 2009, foi anunciado o
desenvolvimento conjunto da HTML5.
1.2.Markup Languages
As Markup Languages, também conhecidas como MLs, são linguagens que têm o
objetivo de fornecer elementos adicionais a um texto, denominados marcações,
a fim de definir uma estrutura ou um layout de informações.
1.3.HTML5
Esta linguagem é uma evolução dos padrões HTML que já existiam, ela associa
as tags de marcação utilizadas em HTML com novos conceitos semânticos e
uma coleção de novos recursos nativos que antes eram possíveis somente com
plugins.
Para criar vídeos, player de áudio e animações, antes era necessário utilizar
plug-ins como Flash, mas com o HTML5 muitos recursos se tornaram nativos e
dispensam o uso de plug-ins. A vantagem é que o site ou aplicativo Web (Web
App) poderá rodar em vários dispositivos.
Quando um site funciona normalmente em qualquer navegador, chamamos
de cross-browser. Quando um site funciona normalmente em qualquer
dispositivo, como desktop, notebook, tablet, smartphone, TV, carro, óculos,
chamamos de cross-device.
Quando trabalhamos com a linguagem XHTML (Extensible HyperTex Markup
Language), contamos com as tags, as quais são definidas como códigos desta
linguagem que têm a função de representar um comando. As tags são colocadas
entre os sinais de menor e de maior, da seguinte forma: <nome_tag>.
1.4.Visualizando o código fonte
Para conhecermos o código fonte de uma página Web, podemos realizar dois
procedimentos distintos: clicar com o botão direito do mouse sobre a página
desejada e selecionar a opção Exibir Código Fonte (View Source) ou, na barra de
menu do browser, clicar em Exibir (View) e, então, em Código Fonte (Source).
Ao realizar um desses dois procedimentos, o bloco de notas ou outro editor de
texto é aberto, trazendo o código XHTML referente ao documento. Quando o
arquivo possui extensão .html, é possível que o browser exiba imagens, textos,
vídeos, filmes, entre outros, assim como é possível que o bloco de notas exiba
o código fonte responsável por inserir, diagramar e configurar os elementos.
Introdução à HTML5 1
Devemos ter em mente que, mesmo sendo possível visualizar o código de uma
página, não é possível alterar a formatação que ele apresenta. Isso ocorre porque
tanto a página quanto o código que visualizamos são cópias dos originais,
os quais estão no servidor e são protegidos por senhas e programas contra
invasão.
Quando visitamos uma página Web, ocorre o download de arquivos que
permanecem armazenados em uma pasta de arquivos temporários da Internet
até que sejam excluídos.
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