PESQUISA METODOLOGIA PIECES
Por: jackjackjack123 • 17/3/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 404 Palavras (2 Páginas) • 829 Visualizações
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS – FMU
Michel Akio Takao
METODOLOGIA PIECES
SÃO PAULO
2014
James Wetherbe e Nicolas Vitalari em 1994 desenvolveram um modelo para analizar aplicações e sistemas com a finalidade de resolver problemas, explorar as oportunidades e satisfazer as diretivas estabelecidas.
Neste quadro referencial adota o nome de PIECES que tem sua sigla em inglês que se utiliza para categorizar os problemas.
Objetivo:
O objetivo que busca essa metodologia é assegurar que tanto o analista de sistemas como os usuários se envolvam na análise de cada uma das categorias essenciais em relação ao domínio do problema e que as respostas contribuam significativamente para a definição dos requisitos do sistema.
Categorias:
P – (Performance)
I – (Informações e dados)
E – (Economia)
C- (Controle)
E- (Eficiência)
S- (Serviço)
Etapas:
Performance e rendimentos abordam temas relacionados com o desempenho do sistema para os usuários. Aqui se consideram assuntos de rendimento em termos de quantidade de trabalho realizado ao longo de um período de Tiembo hum e o tempo médio obtendo resposta ao pedido ou transação iniciada pelo usuário.
Informação aborda aspectos vinculados com o processo de entrada, processamento, saída e armazanamento dos dados do sistema.
Economia lida com a evolução do projeto em termos de custos operacionais, bem como qualquer outro elemento ou impacto que possa estar economicamente ligada ao sistema.
Controle está estreitamente relacionado com temas de segurança do sistema, assim como na elaboração requerida nos dados de entrada.
Tipos de controle:
Segurança: acessos sistema são restritas de acordo com o usuário que está tentando acessar ou o tipo de informação.
Auditoria: a capacidade de visualizar, monitorar ou reconstruir o comportamento do sistema durante ou após um fato.
Eficiência: responsável por avaliar o grau de certeza com que as coisas são feitas. O impacto da eficiência geralmente é medido em um dos três níveis, empresariais, departamentais ou individuais.
Serviço: aborda aspectos funcionais do sistema, bem como outros requisitos para sua implementação, manutenção, treinamento e documentação.
Para melhorar a eficiência deve reduzir o desperdício desses recursos.
Se os usuários tendem a não usar o sistema pode ser por causa de informações incorretas fornecidas.
Para reduzir os requisitos de desempenho devem ser identificadas as tarefas que o sistema deve executar.
Se os usuários expressam frustração, ou há um monte de informações ou não é dado no formato adequado.
Assim, a compreensão do que a carga esperada sobre o sistema e do nível de serviço adequado que poderia equilibrar o nível de serviço a um excesso e capacidade.
Para melhorar a economia deve reduzir o toal de recursos dedicados.
...