Resumo O espirito e o Cérbero
Por: Élida Beatriz • 26/6/2019 • Resenha • 384 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
O espirito e o cérebro
O extraordinário problema
O autor coloca o espirito e o cérebro como duas noções ligadas que proporciona a visão de mundo para o homem. O objetivo dos mesmos é o conhecimento, mesmo existindo um abismo ontológico entre eles, pois enquanto o cérebro possui uma ligação de milhares de neurônios movidos por processos elétricos e químicos, o espirito seria a ideia, o pensamento, a imagem.
O grande cisma
Existe um paradigma entre a concepção de espirito e do cérebro, a disjunção do espirito ao cérebro e a subordinação do cérebro ao espirito. Durante muitos anos ocorreu a discussão entre materialistas que colocavam o espirito como apenas uma ilusão, algo que emana do material, e os espiritualistas que reduz o cérebro a um subproduto do espirito.
Com o tempo, as neurociências conseguiram dar saltos e descobrir que toda atividade intelectual corresponde a interação das moléculas e da química cerebral. Assim o espiritualismo foi obrigado a aceitar que a realidade espiritual realiza seus processos com ajuda da realidade material.
A unidade cérebro -> espirito
Tanto cérebro como o espirito são necessários e inseparáveis, havendo uma dupla subordinação entre ambos. Por um lado, as alterações físico-químicas no cérebro podem causar modificações no espirito (consciência). Por outro lado, tudo o que afeta o espirito pode afetar assim como cérebro todo o organismo. Isso indica que há uma ação reciproca entre os dois.
A esfera das coisas do espirito/cérebro é inseparável da esfera da cultura, como teorias, crenças, religiões, ideias, mitos. Submete ao espirito desde a infância e durante ao longo da vida.
A suspenção das oposições absolutas
1. Suspenção física
a) Informacional: é plenamente física na sua dependência de energia, mesmo sendo imaterial.
b) Microfísica: não tem substancia e é material apenas em um aspecto.
c) Sistemática ou organizacional: não é material, mas é responsável por dar a realidade material aos núcleos e átomos.
2. Suspensão biológica
O aparelho neurocerebral do ser humano dispõem de uma complexidade organizacional que permite desenvolver e transformar as computações em pensamentos, por meio da linguagem e da lógica.
Conclusão
Bilhões de interações através de sinapses fazem um espirito, são integradas em um dinamismo retroativo entre cérebro e espirito.
Tudo o que diz respeito a espirito e cérebro é incompreensível sem a noção de sujeito. Os processos espirituais necessitam de processos cerebrais que necessitam de processos fisiológicos.
...