Robótica - Exploração Espacial
Por: Pedro H. da Silva • 1/10/2016 • Dissertação • 627 Palavras (3 Páginas) • 400 Visualizações
Exploração Espacial
Na área de Exploração Espacial, a maioria das descobertas científicas mais importantes são feitas graças às sondas teleguiadas não tripuladas (também conhecidas como Sondas espaciais), devido à dificuldade e aos riscos de transportar seres humanos a planetas e satélites com ambientes mais inóspitos.
Normalmente, são equipadas com câmeras e instrumentos de laboratório utilizados para estudar à distância as características físico-químicas e o ambiente do corpo celeste em questão, entretanto existem alguns tipos de sondas que chegam a pousar no astro, como os Rovers, robôs autônomos que adquirem informações detalhadas da superfície do planeta.
As primeiras sondas espaciais foram enviadas pela ex-União Soviética, em 1959, com a missão de explorar e estudar a Lua. Em 5 de setembro de 1977, foi enviada pelos Estados Unidos a sonda Voyager 1, com o objetivo de estudar Júpiter e Saturno. Voyager 1 ainda está ativa e fez história, sendo a primeira sonda espacial a sair do sistema solar.
VIDEOGAMES
Nos videogames, robôs são representados de diversas maneiras e formas, como heróis, monstros que querem destruir a espécie humana, personagens de auxílio, etc.
O robô mais conhecido do mundo dos games é o Mega Man. No universo dessa série de jogos, os robôs são super avançados e possuem aparência humanoide, vivem entre as pessoas e os auxiliam em várias tarefas como construção, limpeza e exploração. Porém, o vilão Dr. Wily está sempre reprogramando esses robôs ou construindo os seus próprios para formar um exército e dominar o mundo (11 vezes, para ser mais exato), mas sempre é derrotado por Mega Man, que mesmo tendo a chance de destruir Wily no final de todos os jogos, não o faz por conta da primeira diretriz robótica (que em vários outros jogos não existe) - a de jamais ferir qualquer ser humano, ainda que a custo de sua própria “vida”.
ANDRÓIDES JAPONESES
O futuro dos filmes que mostrava robôs vivendo lado a lado do ser humano pode estar mais próximo do que se imagina. Cientistas japoneses criaram androides que além de apresentarem uma aparência quase idêntica a de uma pessoa, podem conversar, falar várias línguas e interagir com pessoas. Estes androides ainda não estão à venda, mas são utilizados como guias no Museo Miraikan de Ciência, em Tókio.
ROBOCUP
A Robocup é uma competição anual que reúne especialistas do mundo inteiro que visa promover pesquisas de Robótica e Inteligência Artificial através de desafios que devem ser resolvidos usando-se várias tecnologias e metodologias combinadas para obter os melhores resultados. Sua competição mais famosa é a partida de futebol entre robôs – o objetivo é criar uma equipe autônoma de robôs humanoides jogadores de futebol capazes de vencer um jogo contro o time de humanos campeão da última Copa do Mundo da FIFA até o meio do século.
Autor, título. Disponível em:
BIBLIOGRAFIA:
-Sondas Espaciais
UOL, Sonda Espacial – O que é, Como Funciona, Estudos e Funções, História. Disponível em: . Acesso em: 1 de novembro de 2015.
http://www.feg.unesp.br/~orbital/sputnik/Capitulo-7.pdf
http://airandspace.si.edu/exhibitions/exploring-the-planets/online/tools/rovers.cfm
-Videogames
Rob John Downer, Top 15 Robots In Video Games. Disponível em:
< http://whatculture.com/gaming/top-15-robots-in-video-games.php/8>. Acesso em: 3 de novembro de 2015.
Mega Man Wikia, Mega Man. Disponível em:
Lucas Palma, Analógico: De 20XX para 21XX: O que aconteceu entre Mega Man e Mega Man X?. Disponível em:
...