SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO
Por: laudenir alves de sousa • 25/12/2018 • Trabalho acadêmico • 1.753 Palavras (8 Páginas) • 209 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
CENTRO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM REDE - CEAR
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO PÚBLICA
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO
Laudenir Alves de Sousa
JUSSARA – GO
2018
Laudenir Alves de Sousa
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO
Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil - UAB, da cidade de Jussara, Goiás como requisito parcial para a conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Municipal
Orientador (a):
Jussara-GO
2018
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. JUSTIFICATIVA 6
3. PROBLEMA 7
4. OBJETIVOS 8
4.1 OBJETIVO GERAL 8
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 8
5. REFERENCIAL TEÓRICO 9
6. METODOLOGIA DA PESQUISA 10
REFERÊNCIAS 12
ANEXO 13
- 1. INTRODUÇÃO
Desde os primórdios da civilização, antes mesmo da linguagem escrita, a informação era adquirida, tratada, armazenada e transferida entre pessoas. O ser humano vivia determinada situação, tirava conclusões sobre as sensações vividas, pintava em alguma parede ou caverna sua percepção e contava sobre ela. Seja na forma cultural, de geração em geração, seja na forma de instrução, dos mais velhos aos mais novos.
E transmissão de informação é cíclico. Com a invenção da escrita, o tratamento da informação passou a ser mais fidedigno. Também foi possível aumentar sua quantidade porque tinha-se mais acesso e, consequentemente, armazenava-se mais informação. A civilização evoluiu, cada qual à sua maneira, e desenvolveu métodos próprios de superar os obstáculos que surgiam. Com o processo evolutivo, percebeu que o crescimento dependia, também, de conquistas – terra, comida, habitat, ou de prevalecer sobre outros grupos.
Às vezes, não se tratava apenas de força, mas técnicas – caça, cultivo, fogo, êxodo, construção, armamento, guerra. Como as guerras marcaram as grandes evoluções, principalmente tecnológicas, surgiu a necessidade de se definir quem teria acesso a que tipo de informação.
O tratamento da informação como ativo mais importante da organização é decorrente do desenvolvimento da Tecnologia da Informação (TI) e consequente desenvolvimento da rede mundial de computadores. Neste sentido as preocupações relativas à estabilidade e à segurança das redes e dos Sistemas de Informações são inerentes ao seu uso ou demanda. Ou seja, a Internet só será mais utilizada se os níveis de segurança e qualidade dos serviços oferecidos forem maiores.
Entretanto, quanto mais a sociedade utilizar a Internet, mais susceptível estará aos riscos – descontinuidade do funcionamento, furto/roubo ou destruição de informação. Para tanto, há o desenvolvimento científico-tecnológico de ferramentas de segurança, além da correta utilização das tecnologias, a fim de diminuir os riscos.
O objetivo deste trabalho é descrever o assunto Segurança da Informação e apresentar, de forma simplificada, um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI), de forma que profissionais da área de Administração de empresas compreendam seu processo, sem a necessidade de conhecimentos técnicos aprofundados. A confecção deste justifica-se com a exploração de um novo viés deste assunto, que deve ser continuamente estudado e atualizado, devido à grande volatilidade das tecnologias envolvidas.
O trabalho está dividido em três partes principais. A informação é contextualizada na introdução, o processo de Segurança da Informação e os conceitos inerentes são descritos no desenvolvimento e a conclusão conecta a descrição do processo com sua real implementação, às vistas das normas vigentes.
- 2. JUSTIFICATIVA
(Tamanho 12 em negrito Arial ou 12Times New Roman, todos os Títulos em caixa alta) (os Sub-títulos/Sub-itens sem negrito e tamanho 12)
A justificativa é o momento de construir a fundamentação elementar do trabalho. Nela encontra-se a pergunta norteadora do trabalho, no sentido de mostrar os elementos antecedentes do problema e a relevância do assunto. Nela devem constar os argumentos sobre a relevância da temática, de forma teórica e prática, com as possíveis contribuições esperadas.
Consiste na exposição das razões que tornam importante a realização da pesquisa.
O pesquisador deve mostrar as razões da preferência pelo assunto escolhido, sua importância e como o tema pode engrandecer a ciência.
- 3. PROBLEMA
Problematização é a questão-problema que o investigador procura responder, por meio da pesquisa.
Problema é uma questão não resolvida, é algo para o qual se vai buscar resposta, via pesquisa.
Deve-se redigir de forma interrogativa o tópico que se tornará o objeto de estudo da pesquisa.
Hipótese: É uma afirmação, uma pré-solução para o problema levantado.
O trabalho de pesquisa irá confirmar ou negar a hipótese levantada
(Tamanho 12 Arial ou 12 Times New Roman, sem negrito)
- 4. OBJETIVOS
Nesse item deve constar a indicação do objetivo da pesquisa e quais os resultados que se pretende alcançar. Os objetivos são redigidos com verbos no infinitivo, p.ex.: caracterizar, identificar, compreender, analisar, verificar, entre outras.
- 4.1 OBJETIVO GERAL
Procura estabelecer uma visão abrangente e global do tema, no sentido do que se pretende alcançar.
...