TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DE SISTEMAS E SUA APLICABILIDADE NAS EMPRESAS

Por:   •  24/8/2021  •  Seminário  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

TEORIA DE SISTEMAS E SUA APLICABILIDADE NAS EMPRESAS

A teoria geral do sistema originou-se de uma série de estudos conduzidos pelo biólogo austríaco Ludwig von Bertalanffy na década de 1960. Podemos definir um sistema como algo composto de partes interdependentes e interconectadas, de forma que a influência de uma parte pode ser usada como uma entrada para o desempenho de outra parte. A partir disso, percebemos que uma empresa é um sistema, afinal, uma empresa é composta de partes interdependentes e inter-relacionadas como unidades e departamentos. Cada parte pode ser entendida como um sistema, afinal, cada departamento é composto por pessoas, equipamentos, processos e outras partes. Todo sistema tem

Um propósito existe apenas para atingir esse propósito.Cada parte do sistema não pode cumprir esse propósito sozinha, então a existência do sistema é necessária.

De acordo com a TGS, o sistema consiste em entrada, processamento e saída.

As entradas são os elementos que motivam o sistema a começar a funcionar. São as entradas de que o sistema necessita e espera para funcionar. Podem vir de muitas fontes diferentes, incluindo de outros sistemas.

O processamento inclui o processamento das entradas recebidas pelo sistema na tentativa de transformá-las em algo próximo ao seu propósito ou propósito.

A saída é o resultado da conversão realizada pelo sistema, que será devolvida ao ambiente ou enviada para outro sistema, que realizará conversões adicionais.

É importante notar que o sistema é afetado pelo feedback ou processo de feedback no qual ele recebe seus próprios resultados de saída como entrada.

O sistema pode ser composto por outros sistemas, mas, neste caso, o sistema de componentes é chamado de subsistema.

Caso os sistemas não recebam bons feedbacks e não se ajuste constantemente, estes sistemas perdem eficiência e se tornam menos capazes de cumprir com seu propósito ou finalidade. Mesmo que o sistema apresente sempre as mesmas saídas, o impacto desses resultados vai diminuir com o tempo devido aos efeitos da entropia. O que funciona hoje, pode não funcionar amanhã. Então, os sistemas fechados aptos aos efeitos da entropia pois, como não se alimentam de novas informações, vão naturalmente perdendo seu efeito. Já os sistemas abertos possuem os mecanismos necessários para lutar contra a entropia e estabelecer a negentropia, onde o potencial do sistema é maior que a simples soma do potencial de suas partes, visto que a sinergia entre as partes faz com que juntas elas alcancem resultados melhores do que cada parte iria conseguir sozinha. Por isso, os sistemas consomem menos energia para atingir seus objetivos comparado ao que as partes consumiram caso operassem sozinhas. Os sistemas abertos, recebem feedbacks de seu ambiente e podem se aperfeiçoar, se tornando cada vez mais eficientes produzindo resultados melhores com menos consumo de energia, causando assim a neguentropia que busca mais resultados com menos energia.

Um sistema de informação é um conjunto de componentes usados para coletar, processar, armazenar e distribuir informações projetadas para apoiar a tomada de decisões. O sistema de informação recolhe os dados diários da organização, processa e transforma-os em informações úteis para a empresa, que darão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com