A Dependabilidade e Confidencialidade
Por: João Emanuel • 1/10/2020 • Exam • 485 Palavras (2 Páginas) • 134 Visualizações
Página 1 de 2
- Falha: É um comportamento inesperado do software. Uma falha pode ter sido causada por diversos erros, mas alguns erros podem nunca causar uma falha. Exemplo prático: Houve um retorno de um valor não esperado, como null, isso é um erro, e por causa desse null ocasionou uma falha no sistema.
Defeito: É uma inconsistência no software, algo que foi implementado de maneira incorreta. Ele ocorre em uma linha de código, como uma instrução errada ou um comando incorreto. O defeito é a causa de um erro, porém se uma linha de código que contém o defeito nunca executar, o defeito não vai provocar um erro.
Erro: Erro humano produzindo resultado incorreto. O erro evidencia o defeito, ou seja, quando há diferença entre o valor obtido e o valor esperado constitui um erro.
- Redundância é a duplicidade do objeto a ser protegido fazendo-se por exemplo a repetição de dados a instalação de fontes alimentações reservas e Diversidade é ter um backup em diferentes servidores com sistemas operacionais diferentes, de diferentes arquiteturas, como exemplo salvar dados em hds com linux, salvar em hds com windows.
- Os atributos da Dependabilidade são:
- Confiabilidade: Probabilidade R(t) de um sistema apresentar serviço correto continuamente durante um intervalo de tempo t, dado que o mesmo apresentava serviço correto em t=0. Em outras palavras, é a probabilidade do sistema não apresentar defeito durante o intervalo de tempo considerado.
- Disponibilidade: É a probabilidade A(t) de um sistema apresentar serviço correto num determinado instante de tempo t.
- Segurança(Safety): É a probabilidade S1( t) de um sistema não apresentar defeito que acarrete conseqüências catastróficas contra os usuários ou contra o meio ambiente, em um intervalo de tempo t.
- Confidencialidade: Probabilidade C(t) de não ocorrer divulgação não autorizada de informação, em um intervalo de tempo t.
- Integridade: Probabilidade I(t) de não ocorrer alterações impróprias de estado em um sistema, em um intervalo de tempo t.
- Reparabilidade: Probabilidade M(t) de um sistema estar restaurado (retornar ao estado de serviço correto) no tempo t, dado que o mesmo apresentou defeito em t=0. Em outras palavras, é a capacidade que um sistema tem de passar por reparos e modificações.
- Segurança(Security): Segurança pode ser definida como a probabilidade S2(t) de que não ocorra acesso ou manipulação indevidos no estado do sistema, em um intervalo de tempo t.
- Os métodos formais têm sua eficácia de maneira que descobre e evita duas classes nas representações de software, são os erros e omissões na especificação e no projeto e ainda a inconsistência entre uma especificação e um programa. Dessa forma, à medida que uma especificação formal é desenvolvida em detalhes, desenvolve-se uma compreensão profunda e detalhada dos requisitos do sistema, ainda podemos perceber que os custos de testar um programa podem ser reduzidos porque ele foi verificado em relação a sua especificação.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com