A Influência da Tecnologia no Âmbito da Educação Escolar
Por: diegodhrv • 4/6/2018 • Artigo • 2.274 Palavras (10 Páginas) • 216 Visualizações
A Influência da Tecnologia no Âmbito da Educação Escolar
Diego Henrique da Rosa Vaz, Brayan Cordeiro Repinoski, Orlei José Pombeiro
Grupo de Pesquisas em Informática e Sociedade do UniBrasil,
Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil
diego.dhrv@gmail.com, brayanrepinoski@gmail.com, orleipombeiro@unibrasil.com.br
Resumo
A compreensão do uso das novas tecnologias em sala de aula é um passo importantíssimo, mas tudo depende da motivação, por ser algo fundamental no processo. A formação dos professores, dos gestores, da escola, o trabalho colaborativo em torno de um projeto pedagógico consistente e a participação de todas, fazem parte de uma educação maior, uma educação democrática, inclusiva e que promove um processo de ensino-aprendizagem ao longo da vida. As tecnologias são importantes como apoio, pois uma educação de qualidade pode ser feita sem novas tecnologias, mas no mundo atual, onde a sociedade está conectada em rede, ficaria muito estranho trabalhar com tanto conteúdo sem essa mediação que é tão utilizada no dia a dia. As escolas devem se apropriar dessas tecnologias para que ela possa ter um maior diálogo com os estudantes, pois se isso não acontecer, será uma escola presa no século XX recebendo alunos do século XXI.
Palavras-chave: Tecnologia nas escolas. Educar com tecnologia.
Introdução
Quando se fala em tecnologia, logo remete-se a complicados aparatos eletrônicos de informática e de comunicação. Na verdade, tecnologia é qualquer uso de instrumentação que possa servir como facilitador de um determinado propósito. No aspecto direcionado a tecnologia, pode-se considerar que um giz e um quadro-negro já foram vistos como tecnologias atuais, assim como são atualmente os recursos audiovisuais e outras parafernálias eletrônicas que visam facilitar o processo de ensino-aprendizagem. O uso dessas tecnologias, sendo elas audiovisuais e de telemática, tem aproximado professores de um mundo mediático que propicia mais dinâmica em sala de aula, juntamente com o desafio de como aplica-las no âmbito educacional.
Estudo de Caso
Nos dias de hoje, existem novas tecnologias audiovisuais e de telemáticas que influenciam o ensino e o sistema educacional. Elas podem ser aplicadas à educação, pois fazem parte de uma inovação tecnológica, porem, a aplicação da mesma, depende de uma imediação pedagógica, pois não se trata de simplesmente aplicar recursos tecnológicos, mas de utiliza-los em prol da aprendizagem e educação.
A sociedade de hoje encontra-se em um novo momento social, uma sociedade com muitos recursos tecnológicos. Consequência disso, surge o aluno que possui com ele celulares, notebooks, internet, tablets e etc. Ou seja, ele vive um contexto diferente, em um novo contexto social, sendo visto como fundamental a inclusão desses recursos à educação, esses recursos que são chamados de tecnologia da informação e da comunicação, telemáticas.
Só será possível fazer o aluno aprender, através das tecnologias audiovisuais e telemáticas, se a área de tecnologia e pedagogia trabalharem juntas. Pois a pedagogia, uma ciência educacional, auxiliará na aplicação dessas novas ferramentas para o âmbito educacional. As tecnologias em relação a educação, devem ser pensadas em função de que projeto de educação elas serão usadas. Que a escola e os professores se reúnam pra pensarem em qual projeto de educação será abordado, que tipo de sociedade está sendo trabalhada e como vão ser incorporara essas novas tecnologias nas práticas pedagógicas.
As escolas devem se apropriar dessas tecnologias para que ela possa ter um maior diálogo com os estudantes, pois se isso não acontecer, será uma escola presa no sáculo XX recebendo alunos do século XXI. O entendimento e a apropriação que a educação pode e deve fazer dessas novas tecnologias, que é uma ferramenta muito importante para os processos pedagógicos. Hoje os alunos acessam blogs, e-mails, redes e sociais com muita facilidade e, a grande maioria, possuindo smartphones, mesmo pertencendo a uma família de renda baixa. E os alunos de hoje têm um domínio e interesse muito grande por essas novas tecnologias. E o professor tem o poder de incluir essas ferramentas ao tema que sua disciplina que está sendo discutindo com os alunos, tendo o esforço de acompanhar e se apropriar dessas ferramentas.
A tecnologia é um dos componentes para uma educação de qualidade, porque a educação de qualidade tem um espectro muito maior do que somente o uso das tecnologias, ela contribui, mas não é o único elemento. A formação dos professores, dos gestores, da escola, o trabalho colaborativo em torno de um projeto pedagógico consistente e a participação de todas, fazem parte de uma educação maior, uma educação democrática, inclusiva e que promove um processo de ensino-aprendizagem ao longo da vida.
As tecnologias são importantes como apoio, pois uma educação de qualidade pode ser feita sem novas tecnologias, mas no mundo atual, onde a sociedade está conectada em rede, ficaria muito estranho trabalhar com tanto conteúdo sem essa mediação que é tão utilizada no dia a dia. É muito importante tirar o aluno de dentro da sala de aula e conecta-lo com o mundo, para o professor também trazer tudo que há de mais significativo para a escola e possibilitar o aprendizado em qualquer tempo e em qualquer lugar. Não sendo necessário estarem juntos fisicamente, em um mesmo lugar, para aprender. A escola pode ser repensada para daqui para frente ao poucos com o apoio de tecnologias como um conjunto de espaços e tempos significativos de aprendizagem, que podem começar em uma sala de aula e podendo ser continuada em um laboratório, em uma biblioteca, em casa, no trabalho e no mundo, com esse contado através da rede mundial de computadores. A escola deve ser pensada como algo muito mais vivo, dinâmico e flexível do que é atualmente. Nesse sentido, a tecnologia é uma grande facilitadora de processos de interconexão com todas as realidades que são importantes para aprender.
O papel do professor é de fazer com que essas novas tecnologias gerem pensamentos críticos para os alunos, ou seja, não adianta somente aprender a usar um computador ou assistir a um filme, mas sim gerar com isso um espírito critico, para que possa ser analisado e para que o aluno possa fazer uma reflexão sobre aquilo que está sendo observado.
A compreensão do uso das novas tecnologias em sala de aula é um passo importantíssimo, mas tudo depende da motivação, por ser algo fundamental no processo. Mas tudo isso tem que partir dos professores e diretores para que adotem as novas ferramentas pedagógicas, e isso deve ser sensibilizado e estimulado para que o mesmo passem a utilizar das tecnologias de informação e comunicação.
...