CRIMES VIRTUAIS: CONCEITOS E ESPÉCIES
Por: Dhiemerson Martins • 30/5/2018 • Projeto de pesquisa • 821 Palavras (4 Páginas) • 500 Visualizações
instituto federal nortede minas gerais – campus arinos
[pic 1]
ARINOS-MG
Maio/2018
instituto federal nortede minas gerais – campus arinos
dhiemerson da silva martins[pic 2]
roni rosa de souza
CRIMES VIRTUAIS: CONCEITOS E ESPÉCIES
Trabalho apresentado à Profª. Me. Júnia Cleize Gomes Pereira como parte das exigências de avaliação da disciplina Português Instrumental do 1º período do curso de Sistemas de Informação.
ARINOS-MG
Maio/2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 JUSTIFICATIVA 5
3 OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS 5
3.1 Objetivo Geral 5
3.2 Objetivos Específicos 5
4 PROBLEMA 5
5 HIPÓTESE 5
6 METODOLOGIA 6
7 CRONOGRAMA 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
A Internet foi um salto no desenvolvimento da humanidade, correspondendo um paradigma do pensamento e da ação na sociedade para a revolução da história. Com o computador surgiu a capacidade de cada indivíduo produzir muitas realidades; assumir diferentes faces, mascarar-se, mudar de raça, sexo, idade, voz, humor e atitude, contar um monte de identidades, novas identidades e/ou falso.
Além disso, o avanço da informática impõe considerações sérias sobre questões éticas, jurídicas, políticas, de soberania e de censura do estado, assuntos culturais e sócio-políticos, pois a Internet deu força à informação e vem separando as pessoas através da interface e fornecendo anonimato.
Este anonimato proporciona uma sensação de liberdade nas pessoas, que fortificam os anseios de criminosos. Estas mudanças, impulsionadas pelos avanços tecnológicos e pelos meios de comunicação, criaram um novo paradigma para as sociedades pós-modernas e para os sistemas que a organizam e regulam, como o Direito.
Computadores e jogos virtuais têm se tornado substitutos nas relações reais. Tudo isso, de fato, significa a desintegração do sujeito, face, auto, essência humana, identidade, gênero e cria anonimato e distância. Isso está acontecendo no mundo virtual, conhecido em pessoas como "ciberespaço ".
Com o ciberespaço, a geografia como a conhecemos desaparece, surgindo algo que não é material, mas ainda assim é real. O ciberespaço é um não lugar, ou um lugar imaginário, a que só temos acesso pelo computador. Mesmo assim, ele está ligado à realidade pelo uso que temos feito dele nos dias atuais, transformando-o em um espaço intermediário entre duas realidades.
Trilhando neste aspecto e diante da gravidade que o anonimato trazido pela Internet pode gerar, o presente estudo busca compreender a criminalidade virtual, explanando seus conceitos e espécies no ciberespaço.
2 JUSTIFICATIVA
Hoje em dia, observa-se a evolução tecnológica no mundo, numa velocidade significativa. A necessidade de constantemente estarmos atualizados com os acontecimentos mundiais, faz com que a tecnologia seja usada de forma contínua.
Diante das surpresas tecnológicas, não há mais a possibilidade de se pensar e analisar nenhuma área do conhecimento, isolando as variáveis. A tecnologia veio para agregar a humanidade, mas também trouxe possibilidades novas ao indivíduo de personalidade criminosa.
Pensando na gravidade dos crimes que ocorrem no campo virtual, este projeto foi criado para trazer reflexões acerca do uso das tecnologias, além de buscar compreender as espécies de crimes recorrentes no ciberespaço.
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
O objetivo geral do presente estudo é apresentar os tipos de crimes virtuais que ocorrem na atual sociedade.
3.2 Objetivos Específicos
Nos objetivos específicos buscar-se-á apresentar os conceitos doutrinários dos crimes virtuais; refletir sobre como atuam os criminosos; indicar formas de como se manter protegido destes crimes.
4 PROBLEMA
Observa-se que os avanços tecnológicos no mundo, tem crescido em uma velocidade significativa. Diante disso a presente pesquisa busca compreender: quais os crimes virtuais recorrentes no ciberespaço?
5 HIPÓTESE
O conhecimento acerca das espécies de crimes virtuais e de que forma estes se proliferam, auxiliará o usuário da Internet na proteção de sua intimidade e privacidade de seus dados.
6 METODOLOGIA
A metodologia utilizada será a de caráter bibliográfico, utilizando referências teóricas já publicadas. O objetivo central deste projeto será discutir os crimes virtuais que atingem os usuários da Internet.
...