CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
Por: Aldair Dias • 1/2/2022 • Resenha • 460 Palavras (2 Páginas) • 90 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA
CÂMPUS GASPAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
Unidade Curricular: Português Instrumental
Docente: Profª Dra. Caroline Reis
Fase: 1ª
Semestre: 2021-1
Discente: Aldair Marcelino Dias
RESUMO DO TEXTO ….
Desde os primórdios da criação da humanidade é possível observar entre os homens o ódio, o medo, a maldade que vêm intrínsecos no interior do ser humano e manifestam-se em forma de dominação e poder em relação a natureza e ao próximo, essa natureza do homem fez nascer uma cultura de medo e guerras, cultura essa que despreza pensadores e filósofos mas vangloria em quase todo o mundo atos de violência e seus heróis de guerra.
Em seu processo evolutivo porém, essa cultura não permite que sejam encontrados meios para criação de uma cultura de paz e faz levantar uma questão a muito indagada por Einstein a Freud: é possível superar ou controlar a violência?
Olhando para o processo de evolução do homem é possível ver que a violência faz parte do mesmo desde o princípio, afinal segundo o processo da evolução, o homem foi criado através do caos na explosão do big bang, como processo de organização desse caos o homem criou um sistema patriarcal de dominação sobre o próximo, sistema esse causador de conflitos que fez gerar a guerra como resolução, nasceu assim o sistema capitalista que possuímos hoje, que possui em sua base a competição e não a cooperação trazendo assim guerras por poder econômico e político, que causam injustiça e desigualdade, essa estrutura de capitalismo a muito consolidada trás em suas bases a desumanização que aflige a humanidade até hoje.
A essa cultura de desumanização é necessário que seja posta uma cultura que prega o amor e o cuidado, porém é necessário que se encontrem mecanismos para criação de uma cultura de paz, portanto o homem deve olhar para si e entender o que o diferencia dos outros primatas superiores, entender que diferente desses somos seres que possuímos uma capacidade cooperativa, de afetividade, de compreensão em relação ao próximo, que fomos criados com recursos que podem nos ajudar a mudar essa cultura violenta e reorganizar o caos através da humanização e do cuidado, assim todos ganhamos e não apenas um.
A cultura da paz inicia quando são observados os exemplos de pessoas como Gandhi e Luther King que em meio aos desafios da cultura de violência que temos hoje pregaram o cuidado e a generosidade que nos é intrínseca, para que seja alcançada a cultura da paz é necessário que busquemos uma revolução em nós estabelecendo a paz como objetivo, essa paz que será resultado do amor, do carinho, da compaixão e da generosidade para com o nosso semelhante.
BOFF, Leonardo. A cultura da paz. 2002. Disponível em: http://leonardoboff.com/site/lboff.htm. Acesso em: 05 abril 2017. Aba 2002.
...