Estudo das ferramentas Drupal e Plone
Por: Vinicius2k • 19/9/2016 • Artigo • 517 Palavras (3 Páginas) • 212 Visualizações
Resumo:
O presente artigo tem como objetivo realizar um comparativo entre duas ferramentas de desenvolvimento web, o Drupal e o Plone que são definidas como um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (SGC), sendo feita uma análise destes sistemas de código aberto, comparando-os de acordo com determinados critérios. Onde busca-se contextualizar o surgimento e as caraterísticas proprietárias de cada sistema, e posteriormente, confrontar suas individualidades, possibilitando ao usuário final conhecer as melhores características para determinada utilização.
Palavras-chave: Gerenciamento de Conteúdo. Drupal. Plone
Introdução
Antigamente a construção de um site era algo complexo, com um custo elevado, sendo necessário vários profissionais capacitados para esta tarefa. Sendo assim, muitos programadores começaram a desenvolver ferramentas capazes de suprir as demandas atuais, como a falta de autonomia na administração, distribuição, publicação e disponibilidade da informação (CURY, 2009).
A internet com seu crescimento exponencial, começou a fazer parte do cotidiano de nossa sociedade, tornando-se cada vez maior em quantidade de usuários que utilizam suas aplicações, acessando sites em busca de informações sobre temas diversos. A Web se consolidou como plataforma universal em uma velocidade incrível, sobrepondo qualquer outra tecnologia na história. Ela proporcionou a empresas de qualquer porte e vertente comercial, a possibilidade de expor seus serviços e produtos, ajuda a facilitar o contato com clientes e fornecedores, efetuar compras e pedidos, e prestar um suporte personalizado de forma ágil e viável. (JASSINEK, 2000).
Para facilitar o desenvolvimento dessas aplicações, na década de 90, surgiram os primeiros Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo, em inglês Content Management System (CMS), como o Drupal e o Plone, exemplos atuais de alguns CMS open source, desenvolvidos em linguagem PHP. Por meio de um CMS, usuários comuns de internet e informática em geral, tornaram-se capazes de gerenciar seus portais de forma simples, sem a necessidade de um conhecimento avançado no assunto. Essas são algumas das inúmeras vantagens oferecidas, sendo a principal está simplificação da criação e da administração de um website, onde o conhecimento de uma linguagem de programação não é um requisito, desde que a ferramenta escolhida atenda aos requisitos básicos para o desenvolvimento. Isso acarreta para as empresas que utilizam um CMS uma redução nos custos, tanto na mão de obra, quanto no software, que normalmente são de códigos livres (IDEALWARE, 2009).
O objetivo deste artigo é proporcionar uma visão geral sobre os Sistemas de Gestão de Conteúdos ou CMS e fornecer um comparativo entre duas ferramentas open source, com isso, o usuário terá a opção de escolha da ferramenta utilizada que melhor irá atender suas necessidades. Onde foi realizado um levantamento bibliográfico em vários canais de informação, com o intuito de absorver o maior conhecimento possível sobre o assunto estudado, criando um documento informativo para auxiliar os usuários na escolha do CMS para melhor atender sua necessidade.
Referência
CURY, Sergio Ayroza. Desenvolvendo blogs e sites com wordpress sem programação.
São Paulo: Ciência Moderna, 2009.
IDEALWARE. Comparing open source content management systems: wordpress, Joomla,
Drupal, and Plone, 2009.
(JASSINEK, 2000) Jassinek, R. A Influência da Internet em Negócios Empresariais:
Identificação e Caracterização de Elementos para Análise de Sites. Dissertação (Mestrado
em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal
do Rio Grande do Sul. 163 p. Porto Alegre, 2000.
...