Gestão Estratégica de Negocios
Por: Jaques Douglas Do Vale Araujo • 19/9/2016 • Trabalho acadêmico • 2.149 Palavras (9 Páginas) • 329 Visualizações
Introdução
Nos dias de hoje, podemos observar que a popularização da Banda Larga no Brasil e no mundo trouxe vários benefícios para os usuários. O que alavancou tal popularidade foi o surgimento de sites de compartilhamentos de musicas, redes sociais, e-commerce entre outros. A terminologia Banda Larga pode apresentar significados diferentes em contextos diferentes. Conforme a recomendação I. 113 do setor de Padronização da UIT (União Internacional de Telecomunicações) define Banda Larga como a capacidade de transmissão que é superior àquela da primária do ISDN a 1.5 ou 2 Megabits por segundo. No Brasil até bem pouco tempo atrás, não existia norma regulamentadora que exercesse controle sobre a qualidade dos serviços de Banda Larga, porém, conforme foi publicado no dia 24 de Agosto de 2012 no site de tecnologia da UOL (vide bibliografia), a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) em conjunto com o Ministério das Comunicações, apresentaram detalhes de um projeto que fará medição na qualidade dos serviços de Banda Larga oferecidos pelas operadoras de telefonia. Entre os critérios de medição apresentados no projeto estão a disponibilidade mensal da rede, a velocidade média e a velocidade mínima de conexão.
O presidente substituto da ANATEL, Jarbas Valente, afirmou que nos primeiros 12 meses do projeto, a velocidade média mensal deverá ser equivalente a 60% do plano contratado, e a velocidade mínima oferecida pelas operadoras de telefonia não deverá ser menor do que 20%. Com o passar do tempo a velocidade média mensal e a velocidade mínima de conexão oferecida, gradualmente sofrerá aumento conforme preestabelecido no projeto.
Através dos resultados obtidos com esse projeto a ANATEL, pretende identificar os problemas e avaliar a qualidade dos serviços oferecidos pelas operadoras e assim tomar as medidas necessárias para que as exigências estabelecidas no projeto sejam cumpridas.
A expansão da Banda Larga no Brasil e no mundo
A Banda Larga no Brasil está em constante expansão, e até o mês de outubro de 2012 foi registrado a quantidade de 85 milhões de acessos à Internet conforme divulgou a TeleBrasil, este número representa um crescimento 67% em comparação ao mesmo mês do ano de 2011. De acordo com a associação das operadoras de telefonia, a Banda Larga Móvel apresentou significante aumento de 74% representando 65,5 milhões de acessos. Desse total, 80% dessas conexões foram feitas via dispositivos móveis (celular, tablet, etc.), e o restante representando 20% foram feitas através de modens de acesso a Internet e chips de conexão M2M, que geralmente são utilizados em maquinas de cartão de crédito/débito. Em contrapartida, por causa desse crescimento houve uma queda na qualidade nos serviços de Banda Larga Móvel oferecida pelas operadoras de telefonia. A seguir, ilustraremos com gráfico esse crescimento.
milhares 1T11 2T11 3T11 4T11 1T12 2T12 3T12 Out/12
Acessos 3G por aparelhos (WCDMA) 18.146 21.266 27.238 33.240 43.472 46.537 50.849 52.491
Terminais de dados banda larga - - - - - 6.253 6.430 6.527
Terminais de dados M2M - - - - - 5.961 6.300 6.433
Terminais de dados (3G e não 3G )* 6.289 6.652 7.251 7.874 8.485 12.214* 12.730 12.960
Total Banda Larga Móvel (Anatel) 24.434 27.918 34.488 41.114 51.957 58.751 63.579 65.451
Fonte: http://www.teleco.com.br/3g_brasil.asp
A Banda Larga no mundo está em constante expansão, um dos principais motivos dessa crescente expansão é a popularização da internet e o baixo custo dos equipamentos necessários para a utilização desse serviço. Podemos conferir no gráfico a seguir essa expansão, e teremos como referência o ano de 2011.
Fonte: http://www.teleco.com.br/pais/blarga_mundo.asp
A evolução tecnológica das comunicações
A Internet revolucionou as comunicações globais, viabilizando e permitindo a criação de novos mercados, favorecendo o surgimento de uma nova economia e novas profissões. Tal tecnologia está a transformar de maneira surpreendente, diferentes setores econômicos, dando oportunidade para as pequenas e médias empresas.
A Internet que conhecemos hoje, somente tornou-se viável, graças à evolução tecnológica de transmissão de dados, essa evolução tornou-se necessária para atender a necessidade dos usuários em se obter conexões cada vez mais velozes. A Internet Banda Larga possui distintas formas de conexões a Wireless, ADSL, Cable Modem, ISDN, DSS, Fibra Óptica entre outras.
O futuro da Banda larga
Em um futuro bem próximo, desfrutaremos de conexões de Banda Larga com velocidades assombrosas e a seguir explanaremos sobre o que o futuro da Banda Larga nos reserva.
VDSL2
A VDSL (Very-High-Bit-Rate Digital Subscriber Line ITU-T G.993.1) utilize-se de transmissões assimétricas, ou seja, a taxa de upload sempre menor que a de download. Como a demanda por conexões de maior de velocidade é sempre crescente houve um avanço tecnológico neste tipo de conexão, logo foi apresentado aos usuários a VDSL2. A VDSL2 poderia ser descrita como a junção de duas tecnologias a ADSL2plus e a VDSL1, essa junção trouxe otimização e performance para aplicativos de rede de acesso profundo. A VDSL2 utiliza-se de transmissões assimétricas, mas também suporta transmissões simétricas, ou seja, taxa de upload igual à taxa de download garantindo uma conexão de alta performance.
A conexão de alta velocidade VDSL2, ainda não é tão popular entre os usuários, porém, a operadora de telefonia GVT está difundindo essa tecnologia e mudando esse quadro, oferecendo um serviço de alta performance.
WiMax
Atualmente utilizamos a tecnologia Wi-Fi para navegar na internet sem a necessidade de ficar preso a fios e lugares, porém, para obter uma conexão de qualidade excelente e utilizar totalmente os recursos disponibilizados pela largura da banda, precisamos estar bem próximos do repetidor Wi-Fi que também é conhecido como Hot Spot. Atualmente no Brasil existem algumas cidades onde publicamente é oferecido o serviço de Internet utilizando as seguintes tecnologias
...